Futebol

Vasco x América, o clássico da paz, comemora 70 anos

Faz 70 anos no próximo dia 31 que o Vasco derrotou o América por 3 a 2, no jogo que entrou para a história como “Clássico da Paz”, realizado para comemorar o fim de quatro anos de cisão no futebol carioca.

Na realidade, tudo começou em 23 de janeiro de 1933, quando América, Bangu, Bonsucesso, Fluminense e Vasco decidiram adotar o profissionalismo, fundando a Liga Carioca de Football (LCF). Andarahy, Botafogo, Flamengo e São Cristóvão permaneceram na velha Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), considerada a liga oficial, por ser filiada à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a atual CBF, que seguiu apoiando o amadorismo.

Naquele ano, cada entidade do Rio organizou o seu campeonato.

Ambos começaram em 7 de maio. No fim do mês, Flamengo e São Cristóvão resolveram optar pelo profissionalismo.

O Rubro-Negro foi aceito no torneio da LCF, que rejeitou o chamado clube cadete, obrigando-o a disputar a Subliga Carioca, espécie de estágio para a Primeira Divisão. O Botafogo, “em nome dos verdadeiros interesses e tradições do esporte no Rio de Janeiro” ficou praticamente sozinho como clube grande na AMEA.

Apesar das mudanças nos anos seguintes, acabaram sendo disputados dois campeonatos entre 1933 e 1936. Botafogo e Bangu conquistaram, respectivamente, os títulos da AMEA e da LCF em 1933.

Fonte: Lance