Vasco vive situação delicada no Campeonato Carioca
Após mais de três meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, a bola volta a rolar para o Campeonato Carioca nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília). A partida que marca o retorno será entre Bangu e Flamengo, válida pela 4ª rodada da Taça Rio, no Maracanã, sem a presença de público. Lembra como estava o Estadual até sua interrupção? Veja todos os detalhes.
Antes, no entanto, vale ressaltar que a decisão pela retomada do futebol no Rio de Janeiro aconteceu nos últimos dias, após arbitral da Ferj e aval do prefeito Marcelo Crivella, mas não foi unânime – Botafogo e Fluminense são contrários ao retorno imediato e devem entrar na Justiça.
Quem foi o campeão da Taça Guanabara?
O Flamengo conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca, após vencer o Boavista por 2 a 1 na final, no sábado de carnaval. Os gols rubro-negros foram de Diego e Gabigol, enquanto Jean marcou para a equipe de Saquarema.
Botafogo e Vasco não avançaram às semifinais, que foram disputadas entre os dois melhores de cada grupo. O Fluminense, que terminou como líder do Grupo B, perdeu para o Flamengo por 3 a 2, segundo do Grupo A, na semifinal. A outra semi foi disputada entre Boavista e Volta Redonda.
Como é o regulamento?
Apesar de ter vencido a Taça Guanabara, o Flamengo não será automaticamente campeão carioca caso conquiste a Taça Rio. Para isso ocorrer, é preciso que seja também a equipe com mais pontos acumulados no somatório dos dois turnos. Atualmente, o dono da melhor campanha é o Fluminense, com 24 pontos – dois a mais do que o Fla.
Caso outra equipe vença a Taça Rio, a decisão do Carioca será entre os dois campeões dos turnos.
Como está a briga pela artilharia?
Gabigol (Flamengo) - 8 gols
Caio Dantas* (Boavista) - 7 gols
João Carlos (Volta Redonda) - 7 gols
Nenê (Fluminense) - 6 gols
*Caio Dantas não seguirá na disputa do Carioca, pois se transferiu para o futebol da Grécia.
Quais jogos ainda faltam até as semifinais da Taça Rio?
Restam duas rodadas para o fim da fase de grupos do segundo turno. As datas e os horários das partidas da 4ª rodada foram definidas no último arbitral. A última rodada já tem datas previstas, mas os horários ainda não foram divulgados. Lembrando que Botafogo e Fluminense defendem o retorno apenas em julho e dizem que não entrarão em campo nos dias determinados no momento.
4ª rodada:
- Bangu x Flamengo (18/06, às 21h)
- Portuguesa x Boavista (19/06, às 15h30)
- Madureira x Resende (21/06, 15h45)
- Vasco x Macaé (21/06, às 16h)
- Botafogo x Cabofriense (22/06, às 17h30)
- Fluminense x Volta Redonda (22/06, às 20h)
5ª rodada:
- Flamengo x Boavista (24/06)
- Vasco x Madureira (24/06)
- Bangu x Cabofriense (25/06)
- Portuguesa x Botafogo (25/06)
- Volta Redonda x Resende (25/06)
- Macaé x Fluminense (25/06)
Qual é a situação dos quatro clubes grandes?
Botafogo: com quatro pontos conquistados na Taça Rio, aparece em quarto no Grupo A, empatado em pontos com o Bangu (mas atrás pelo saldo de gols) e a dois pontos do vice-líder Boavista. Para avançar às semifinais, é preciso tirar essa diferença e torcer contra a equipe alvirrubra.
Flamengo: campeão da Taça Guanabara e líder do Grupo A na Taça Rio, precisa de apenas dois pontos em seis a serem disputados para se classificar matematicamente para as semifinais.
Fluminense: além de líder do Grupo B na Taça Rio, é o que mais acumula pontos no Campeonato Carioca até aqui. Como o Flamengo, precisa apenas de dois pontos para avançar às semifinais.
Vasco: é o que está em situação mais difícil dos quatro. Soma apenas dois pontos na Taça Rio, aparecendo em penúltimo do Grupo B. Sua diferença para o Madureira, segundo colocado, é de quatro pontos. Pode ser eliminado enquanto estiver em campo no domingo.
Fonte: ge