Futebol

Vasco vence Desportiva-ES com placar mínimo: 1 x 0

No primeiro amistoso do ano, foi preciso que o técnico Dorival Júnior mexesse na equipe para que o Vasco garantisse a difícil vitória sobre a Desportiva-ES por 1 x 0, na tarde deste domingo, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, grande Vitória. O único gol da partida foi marcado pelo estreante zagueiro Titi, ex-Internacional, de cabeça aos 21 minutos do segundo tempo, em jogada de escanteio. A nota negativa ficou por conta do outro zagueiro, Fernando, que acabou sendo expulso depois de levar o segundo cartão amarelo. O Vasco estréia no Campeonato Carioca no dia 24, próximo sábado, contra o Americano, em São Januário.

O jogo-teino: O Vasco subiu ao gramado com um time repleto de caras novas, oito ao total, e saudado por uma entusiasmada torcida que lotou o estádio e gritou o nome de todos os jogadores, até mesmo dos estreantes. No campo de jogo, o time teve um maior domínio de bola e mais chances de gol, principalmente com os chutes de fora da área de Jéferson, Carlos Alberto e Leo Lima. Rodrigo Pimpão, por sua vez, sofreu com a falta de aproximação dos meias e ficou isolado no ataque, só conseguindo aparecer em raras jogadas de raça.

O lance mais perigoso da primeira etapa aconteceu aos 41 minutos, quando Léo Lima, em um dos poucos lampejos de bom futebol, enfiou bola para o lateral, Paulo Sérgio, que entrava livre pela direita. O jogador chutou de bate-pronto, obrigando o goleiro do time grená, Walter, a fazer grande defesa, evitando o que seria o primeiro gol cruzmaltino. Mesmo dominando inteiramente o adversário, ficou notório que os jogadores considerados titulares pelo técnico Dorival Junior sofreram com a falta de entrosamento e, principalmente, o cansaço da semana de exercícios físico puxados.

- É normal que um time que está em formação e em início de temporada sinta a falta de entrosamento e o cansaço. A maioria de nós nunca atuou na mesma equipe, e isso atrapalha. Além disso, estamos vindo de uma semana intensa de trabalhos físico. A perna pesa naturalmente no final de cada tempo - disse o lateral-direito, Paulo Sérgio, no saída para o vestiário.

No início do segundo tempo, Dorival Júnior não fez nenhuma alteração e voltou com a mesma formação que encerrou a primeira etapa. A idéia do treinador era testar o time considerado titular por mais tempo possível. Mesmo assim, o cansaço atrapalhou o desempenho dos jogadores. Somente aos 15 minutos o treinador resolveu mexer pela primeira vez e substituiu, de cara, os medalhões Carlos Alberto e Léo Lima, os mais desgastados e fora de forma, dando lugar a Alex Texeira e Faioli. Foi justamente depois da substituição que o Vasco chegou ao gol da vitória. O lance crucial começou depois que Wagner, o melhor jogador da partida, desviou para escanteio um balaço disparado por Faioli, de fora da área, e que tinha como endereço certo o ângulo superior direito da Desportiva. Na seqüência, o jovem de 19 anos, Alex Texeira cruzou com precisão e encontrou o zagueiro Titi livre para marcar de cabeça o primeiro gol do Vasco na temporada.

A partir do gol, o Vasco ganhou em velocidade, já que Rodrigo Pimpão passou a jogar aberto por uma ponta, enquanto Alex Teixeira abria pela outra. Aos 26, o zagueiro Fernando levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso do amistoso. Aos 30, Alex Teixeira quase ampliou para o Vasco, após um belo chute colocado de fora da área.

Nos quinze minutos finais, os dois treinadores mexeram muito em suas equipes e o jogo caiu de produção. Se dentro de campo o jogo ficava mais morno, fora dele, o clima era de euforia. A torcida do Vasco, que lotou o estádio, não parava de cantar e já comemorava a magra vitória com gritos de \"Olé\" e saudações efusivas para o presidente do Vasco, Roberto Dinamite e para o antigo ídolo, Edmundo. O elenco do Vasco vai ficar em Vila Velha, no Espírito Santo, até a próxima quarta-feira, quando retorna ao Rio de Janeiro. No dia 24, o time estreia no Campeonato Carioca, contra o Americano, em São Januário.

Fonte: Jornal do Brasil