Vasco vence com um gol de Edmundo
Sem precisar jogar bem, o Vasco venceu o Itabaiana por 3 a 2, nesta quarta-feira, em São Januário, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Edmundo marcou um dos gols cruzmaltinos. Nos minutos finais da partida, a torcida chegou a vaiar o time querendo mais vontade dos jogadores.
Na segunda fase da Copa do Brasil, o Vasco enfrenta o vencedor de Bragantino e Democrata-MG. Nesta quarta-feira, no primeiro jogo, o Democrata-MG venceu por 3 a 1.
O próximo jogo do Vasco será no domingo contra o Boavista, na estréia da Taça Rio, às 16h, em São Januário.
Alan Kardec faz o primeiro gol
O Vasco começou pressionando. Após passe de Edmundo para Morais entrou livre pela direita e tentou cruzar para Alan Kardec. Mas o goleiro Vinícius defendeu. Pouco depois foi a vez de Wagner Diniz avançar livre na área e mandar uma bomba por cima do travessão.
Aos 18 minutos, saiu o primeiro gol vascaíno. Morais tocou para Edmundo, que rolou para Alan Kardec. Sozinho na área, o atacante mandou a bomba cruzada no ângulo do goleiro Vinícius para fazer 1 a 0. Festa para a pequena torcida vascaína que compareceu ao estádio.
O primeiro lance de perigo do Itabaiana só aconteceu aos 22 minutos quando Edmundo perdeu uma bola no meio-campo e Edvaldo chutou forte de fora da área. O goleiro Tiago espalmou para escanteio. Após o gol, o Vasco diminuiu o ritmo e o Itabaiana quase chegou ao empate com Harlei. O atacante entrou livre pela direita, mas adiantou muito a bola e perdeu na dividida com o goleiro Tiago.
E o primeiro tempo terminou sem o Vasco conseguir criar mais jogadas de perigo. O time errou muitos passes no meio-campo. Edmundo, que fazia o primeiro jogo em São Januário após sua volta ao Vasco, esteve apagado após o gol. O atacante admitiu que sentiu a falta de ritmo.
- Foram só 90 minutos (contra o Flamengo) e alguns treinos. Tenho que entrosar um pouco mais com o grupo, mas isso só vem com o tempo mesmo - disse Edmundo no intervalo.
Edmundo volta a marcar
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. A torcida cruzmaltina homenageou o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva com uma faixa com a frase "Força, Eduardo". O atacante recebeu uma violenta entrada do zagueiro Martin Taylor, no empate por 2 a 2 entre o Arsenal, seu time, e o Birmingham, pelo Campeonato Inglês, e vai ficar nove meses se recuperando.
O Vasco começou melhor. Aos dez minutos, Alan Kardec tocou para Alex Teixeira, que arrancou do meio-campo, driblou o marcador e chutou forte por cima do travessão. No minuto seguinte,
Edmundo fez o primeiro gol em sua volta ao Vasco. O Animal tabelou com Alex Teixeira e recebeu o cruzamento na área. O chute de primeira não saiu como o esperado, mas a bola entrou calmamente no canto direito do goleiro Vinícius: Vasco 2 a 0! Foi o 46ª gol de Edmundo pelo Vasco em São Januário.
Com a classificação praticamente garantida, o Vasco diminuiu o ritmo. E passou a tocar mais a bola para fazer o tempo passar. O castigo veio aos 28 minutos. Após Edvaldo tocar para Fabiano, em uma cobrança de falta, o lateral soltou a bomba. A bola entrou no ângulo direito do goleiro Tiago, que só observou. Mas o Vasco chegou ao terceiro gol em seguida. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Jorge Luiz se antecipou e cabeceou. A bola quicou antes de entrar no lado direito do goleiro Vinicius.
O Itabaiana ainda voltou a diminuir. Jogada pela direita, Fabiano recebeu o passe na área e chutou cruzado. Uma bomba no ângulo do goleiro Tiago. Mas a classificação do Vasco estava decidida.
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 27/2/2008 - 20h30min (de Brasília)
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Auxiliares: Antônio Carlos de Oliveira (ES) e Gelson Pimentel Rodrigues (ES)
Renda/público: R$ 15.990,00 / 3.198 pagantes
Cartões amarelos: Edu (VAS); Harley, Dé (ITA).
Cartões vermelhos: Fulano (AAA).
GOLS: Alan Kardec, 17\"/1ºT (1-0); Edmundo, 11\"/2ºT (2-0); Fabiano, 28\"/2ºT (2-1); Jorge Luiz, 32\"/2ºT (3-1); Fabiano, 35\"/2ºT (3-2)
VASCO: Tiago, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Luizão e Edu; Amaral, Xavier (Souza, 27\"/2ºT), Morais (Andrade, 33\"/2ºT) e Alex Teixeira; Edmundo e Alan Kardec. Técnico: Alfredo Sampaio.
ITABAIANA: Vinícius, Fabiano, Dé, Léo e Edu Pata; Tácio, Adeílson, Everton (Paulinho, 45\"/2ºT) e Cleiton (Messinho, 23\"/2ºT); Harley e Edvaldo. Técnico: Márcio Magalhães.