Vasco vem tendo papel importante na recuperação de Ricardo Gomes
Durante todo o processo de recuperação, Ricardo Gomes recebeu inúmeras visitas de médicos, familiares e amigos. Mas, talvez, uma das que mais mexeu com ele tenha sido a desta quarta-feira. O treinador se emocionou quando Roberto Dinamite, presidente do clube, entrou no quarto e avisou: \"Estamos aguardando seu retorno ao comando da equipe\". E isso já foi suficiente para ele ter ainda mais força na recuperação.
O apoio do clube cruz-maltino a Ricardo Gomes tem sido notável e incondicional. Nas quase que diárias visitas de Roberto Dinamite e Rodrigo Caetano ao Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio, a preocupação demonstrada e a garantia de que o Vasco não pensa em nenhum outro nome para o comando do time passam ainda mais confiança e tranquilidade ao treinador neste momento.
- Primeiramente, nossa preocupação é a de que ele esteja bem, para ter uma vida boa com a família dele. Até não me estendi muito porque não sei o quanto esta emoção pode prejudicá-lo. Nós queremos somar nesta corrente de recuperação - disse o Dinamite.
Os jogadores também fazem coro às correntes positivas e torcem para que, em breve, Ricardo Gomes já esteja comandando os treinos e à beira do gramado - mas sempre mostrando apoio ao auxiliar e técnico interino Cristovão Borges.
E, provavelmente, essa confiança que o clube tem passado ao treinador e à família tem sido um dos fatores para que, após apenas 18 dias de internação, a melhora seja tão visível e significativa.
Apesar de ainda não haver previsão de alta, dirigentes e jogadores cruz-maltinos trabalham a cada dia como se ouvissem as instruções com a fala mansa de Ricardo Gomes, que faziam com que São Januário tivesse um clima sempre leve e agradável.
Ricardo Gomes sorri e diz: \"Muito obrigado\"
Na tarde desta quarta-feira, os goleiros Fernando Prass e Alessandro visitaram Ricardo Gomes e viveram um momento de emoção. Assim que entraram no quarto, o treinador sorriu, estendeu os braços para abraçá-los e os agradeceu.
- Quando entramos no quarto, ele sorriu e nos estendeu a mão para nos abraçar dizendo: \"Muito obrigado!\" Isso nos deixa muito mais leves e tranquilos - contou o goleiro, que se mostrou surpreendido com a pronta recuperação do treinador vascaíno:
- Depois da operação, as informações que nos passavam eram boas. Mas, pela situação, pela gravidade que foi o problema, a recuperação é surpreendente. Não sou médico para saber o quanto foi boa, mas a imagem que temos dele é super positiva. Ele está totalmente lúcido, organizando as ideias.
Para Fernando Prass, boas atuações em campo podem influenciar positivamente neste processo pelo qual passa Ricardo Gomes:
- Ele está acompanhando a equipe. Por isso, temos de fazer tudo que for positivo. Nós, jogadores, temos de fazer o melhor em campo. O Ricardo não consegue se desligar da equipe. Por isso, quanto mais nos empenharmos em campo, mais podemos ajudar na recuperação.
Com a palavra
João Ricardo Cozac
presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte
Apoio traz benefícios mentais e físicos
Ter o apoio das pessoas queridas é fundamental para uma boa recuperação de qualquer internação. O afeto das pessoas próximas é essencial.
O Ricardo Gomes criou um laço com os jogadores e dirigentes do Vasco. É muito querido no clube. E esse apoio é muito enéfico para a reabilitação dele. Mostrar esse apoio de torcedores, jogadores e dirigentes faz com que ele se sinta bem disposto, protegido e, certamente, isso traz benefícios mentais e físicos.
- SuperVasco