Vasco vai jogar o anzol
Que o Vasco vem enfrentando dificuldades para jogar bem fora de casa neste Brasileirão, todo mundo sabe! Que o ataque e a defesa vivem fases distintas na mesma competição, também não é novidade para ninguém! E é com o objetivo de mudar estas duas escritas que a equipe do ameaçado técnico Antônio Lopes entra em campo, hoje, às 16h, na Vila Belmiro, para enfrentar o 19º colocado Santos que atravessa uma crise, vem de derrota no clássico com o Palmeiras e vive uma real ameaça de rebaixamento. Já o Gigante da Colina não está em uma situação muito diferente, pois somou apenas 16 pontos até o momento e se encontra na incômoda 14º posição, apenas um ponto acima da zona da degola.
E justamente devido ao mau posicionamento na tabela é que o Vasco vai em busca não apenas de seu primeiro triunfo fora de casa, mas também atrás do equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo já que, até agora, foram 22 gols a favor - um dos cinco melhores do torneio - e 22 gols contra - uma das defesas mais vazadas. O saldo, conseqüentemente, é zero. Algo preocupante para quem iniciou a competição nacional pensando em título e vaga na Taça Libertadores.
Embora auxilie diária e exaustivamente os seus comandados, Antônio Lopes ainda não alcançou o equilíbrio o qual considera o ideal para que o time engrene no Brasileirão. No entanto, no que depender do treinador, os treinamentos táticos vão continuar até que os problemas sejam, mesmo que parcialmente, solucionados.
"O que temos que fazer é trabalhar, treinar, massificar as atividades. Futebol é assim mesmo. Todas as equipes erram, por melhores que sejam. Cabe à comissão técnica corrigir essas falhas", ponderou Lopes.
E se, por acaso, existir alguém no Vasco que acredite que a tarefa na vila famosa será facilitada só por que o adversário encontra-se na penúltima posição na tabela, já pode mudar de idéia no que depender de Lopes.
"No Brasileiro, os jogos são sempre difíceis. A dificuldade em se enfrentar o líder ou o lanterna é sempre a mesma. Não temos que pensar nisso. Temos é que entrar em campo concentrados e buscando o resultado positivo", lembrou o comandante cruzmaltino, que ainda não definiu o substituto do cabeça-de-área Jonílson. Os candidatos são o lateral-direito improvisado Marcus Vinícius e jovem Byro, que pode fazer sua estréia nos profissionais. O segundo, por ter treinado entre os titulares ontem, leva um pequena vantagem.
Que os ares praianos da Baixada Santista arejem as cabeças dos zagueiros e atacantes do professor Lopes!
Santos: Felipe, Domingos, Vinicius e Fabiano Eller; Apodi, Adriano (Dionísio), Michael, Tiago Luis (Molina) e Kléber; Cuevas e Kléber Pereira
Técnico: Cuca
Vasco: Tiago, Wagner Diniz, Luizão, Eduardo Luiz e Edu; Byro (Marquinhos), Rodrigo Antônio, Leandro Bomfim e Mádson; Leandro Amaral e Alan Kardec
Técnico: Antônio Lopes
Local: Vila Belmiro
Horário: 16h
Árbitro: Giulliano Bozano (DF)
Auxiliares: Mílton dos Santos (RN) e Cleriston Rios (SE)
Observador: Otávio da Silva (SP)
- SuperVasco