Futebol

Vasco troca as bolas para ficar com o título

Faltando 12 dias para a decisão do título da Copa do Brasil, o técnico Renato Gaúcho inovou e apelou para técnicas motivacionais para incentivar ainda mais seus jogadores. O treinador presenteou cada um deles com uma bolinha de tênis.

\"Comprei a bolinha para todos. Cada um tem seu nome na bola. É para que eles não se esqueçam da responsabilidade que terão na final e também para lembrar que devem lutar para pôr a faixa de campeão no peito. Foi uma idéia minha junto com a comissão técnica para motivá-los\", explicou Renato.

Mesmo afirmando estarem preparados, tanto tecnicamente quanto psicologicamente, os jogadores aprovaram a novidade.

\"Gostei da idéia. Vamos nos doar 100% no que eles pediram. O treinador conversou com o grupo e nos pediu para cuidar da bola, assim como cuidamos das nossas coisas no dia-a-dia. Agora, essa bolinha fará parte da vida da gente. É uma forma de nos concentrar para aquilo que está por vir\", disse o goleiro Cássio, referindo-se ao título inédito da Copa do Brasil para o Vasco.

A idéia de Renato, no entanto, não é pioneira no esporte. Durante as Olimpíadas de Atenas, na Grécia, em 2004, o então técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Renê Simões, deu a cada atleta uma bolinha de tênis. Simões investiu especialmente no lado psicológico de suas jogadoras para levar as meninas à grande final olímpica do futebol feminino. De acordo com Renê, a brincadeira era uma forma simbólica para as jogadoras não esquecerem da meta de conseguirem a medalha. Além disso, o técnico ainda promoveu palestras e escreveu frases motivacionais por toda a concentração.

Fonte: Jornal dos Sports