Futebol

Vasco testará bola com nova tecnologia

Quando o Campeonato Carioca de 2009 começar no dia 24 de janeiro, com cinco partidas, uma novidade estará em campo. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) fechou com a fornecedora de material esportivo Penalty a utilização do modelo Bola 8 para o estadual. Mas novidade mesmo será a bola estilizada com o logotipo da entidade, uma vez que o principal objeto de desejo dos jogadores já carrega um ano de experiência em seus gomos: em 2008 a bola foi utilizada na Copa do Brasil, vencida pelo Sport, e na Série B do Brasileirão, conquistada pelo Corinthians.

E por falar em gomos, a Bola 8 possui este nome exatamente pela quantidade com a qual é feita. São oito gomos, tornando-se menos contundente por causa do menor número de junções. Na prática, isso significa um melhor alanceamento, fazendo com que a bola tenha sua trajetória inalterada no ar.

O material usado é o Termotec, que funde os gomos usando uma temperatura adequada para que a bola não absorva água. A partida pode ser disputada sob um temporal que ela não terá seu peso alterado.

Os 16 clubes participantes do Carioca também terão à disposição o sistema \"Slip System\", que traz um miolo lubrificado e removível. Além disso, a sua superfície é especial, extremamente elástica, deixando a bola mais ágil e macia.

Tudo aprovado pela Fifa, com a circunferência dentro dos padrões especificados pela entidade máxima do futebol (68,5 cm x 69,5 cm), e perda de pressão muito abaixo do máximo exigido: deixada em condição ambiente, uma bola pode perder até 20%, e a Bola 8 perdeu apenas 3%.

E isso começará a ser testado em Vasco x Americano, Boavista x Botafogo e Madureira x Resende, os três primeiros confrontos do Carioca 2009.

Fonte: ge