Vasco tenta retomar efeito inicial de Lisca
A primeira impressão foi para lá de animadora: uma goleada por 4 a 1 sobre o Guarani, aproximação ao G4 e a impressão de que o Vasco tinha começado a se acertar logo no primeiro jogo sob o comando do técnico Lisca.
Mas a sequência de Série B e Copa do Brasil — embora ainda curta, composta por três jogos — trouxe novamente a preocupação. É para retomar aquela perspectiva de ascensão na temporada é que o Vasco enfrenta hoje (7) o Vitória, pela 16ª rodada da Série B. A bola rola no Barradão, em Salvador, a partir das 19h30.
Desde a estreia de Lisca, o cruz-maltino perdeu para o São Paulo, na ida e na volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e ainda se deu mal no clássico contra o Botafogo.
O contexto do jogo mais recente, contra o tricolor, em São Januário, envolve uma reclamação contundente contra a arbitragem. O técnico Lisca, inclusive, avisou após a derrota que agora é hora de "tirar as criancinhas da sala".
"Vamos buscar tirar toda essa indignação que vi no vestiário para levarmos como combustível para os próximos jogos. Como dizia meu presidente do Luverdense, é tirar as criancinhas da sala no segundo turno, que é onde a onça bebe água. Estou muito confiante e esperançoso no Vasco", afirmou o treinador, na quarta-feira.
Embora seja fora de casa, o jogo contra o Vitória traz um ambiente até mais animador por conta da crise no time baiano. O técnico Ramon Menezes foi demitido durante a semana — ou seja, nada de reencontro do "ramonismo", filosofia que deu certo em 2020, mas degringolou na primeira metade do Brasileirão 2020 no Vasco. No Vitória, quem deve ficar à beira do campo é o auxiliar Ricardo Amadeu.
Fechado com Lisca até o final do ano, o Vasco passa por adaptações táticas. O treinador apostou em um esquema 3-3-3-1 contra o São Paulo, mas tudo ruiu com a expulsão de Léo Jabá ainda no primeiro tempo.
Lisca já disse que prefere jogar com a primeira linha formada por quatro defensores. A tendência é que esse seja o formato para o duelo de hoje.
O Vasco começou a rodada quatro pontos atrás do Avaí, primeiro clube no G4. Ou seja, precisa tirar essa gordura logo para ocupar uma posição mais tranquila na luta para voltar à elite.