Vasco tenta manter escrita de nunca ter perdido para o ABC
Se a história falar mais alto, tiver força para interferir no presente, o Vasco terá motivos para comemorar na próxima terça-feira, quando encara o ABC-RN, no estádio Frasqueirão, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de São Januário nunca foi derrotado por este rival.
Ao todo, as duas equipes se enfrentaram em oito oportunidades. O time de São Januário venceu sete e houve um empate. O último confronto ocorreu dia 17 de julho deste ano. Na ocasião, os cariocas, atuando em casa, fizeram 3 a 0, com Adriano, Elton e Souza. O duelo também foi válido pela Série B.
O histórico entre os adversários, porém, vem de longa data. A primeira vez que as equipes estiveram frente a frente foi em 1960, mais precisamente no dia 7 de junho. O placar: 6 a 2, com gols de Pinga (2), Pacoti (2), Roberto Pinto e Delém. Mota descontou duas vezes para o ABC. Esta foi a maior goleada.
Quatro do total de duelos foram amistosos, outros dois valeram pela Copa do Brasil. Por Brasileiro, só restaram dois confrontos. Um pela Série A, em 1972 e o outro pela Série B, já citado.
Vasco e ABC vivem situações completamente distintas na Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar da pressa dos torcedores, o time carioca vive situação tranquila. Com 60 pontos, é o líder isolado e tem seu acesso à Série A visto como questão de tempo.
A equipe do Rio Grande do Norte está longe de respirar calmaria. Com apenas 31 pontos, está na 18 posição e corre sério risco de ser rebaixado à Série C. O Fortaleza, primeiro fora da \"degola\", soma 32.
- SuperVasco