Vasco tenta igualar maior invencibilidade dos últimos 22 anos hoje
A cada rodada que passa, maior é o feito de Jorginho e Cia. Há 20 jogos sem perder, eles já se igualaram a alguns dos maiores times da história do Vasco no quesito invencibilidade. Se vencerem ou empatarem neste domingo, na última rodada da Taça Guanabara, diante do Fluminense, alcançarão a marca da equipe de 1994, tricampeã estadual, nunca atingida desde então.
Entre 1993 e 1994, o Vasco chegou a 21 partidas oficiais sem derrota. Foram 15 vitórias e seis empates, no Brasileiro e na Copa Rio de 1993, e no Estadual da temporada seguinte. Um dos segredos foi a manutenção da base construída em 1992, quando o time foi semifinalista do Brasileiro e campeão do Rio.
- Tínhamos uma equipe muito entrosada, o que acontece com o Vasco do Jorginho - compara o ex-zagueiro Jorge Luis, titular do clube naquele período: - Fizemos um pacto de não perder. Ficar tanto tempo invicto é uma pressão a mais, mas é uma pressão boa.
A quebra da invencibilidade vascaína aconteceu em meio ao luto. Denner, contratado no início de 1994, foi um dos responsáveis pela sequência de jogos sem perder do time. Sua passagem pela Colina foi prematuramente interrompida quando o atacante morreu em um acidente automobilístico, no dia 19 de abril. Cinco dias depois, a equipe, ainda abalada pela perda, caiu diante do Flamengo: 2 a 1 no Maracanã.
- Aquele grupo tinha um ambiente muito bom - lembra o ex-lateral-esquerdo Cássio, hoje técnico do Tigres: - Isso nos ajudou a ficar tanto tempo sem perder.
Ex-jogadores torcem pela quebra do recorde
Jorge Luis e Cássio não imaginavam que a marca que alcançaram há 22 anos seguiria imbatível até hoje. Nem mesmo a geração seguinte, de 1997 a 2000, conseguiu ficar tanto tempo sem experimentar o gosto amargo da derrota. Hoje, a dupla não é vaidosa quando fala do feito.
A torcida de Jorge Luis e Cássio é para que o Vasco consiga a vitória sobre o Fluminense e faça história.
- Os recordes são feitos para serem quebrados - destaca o técnico Cássio Barros: - Jorginho merece, acho que esta marca vai estar em boas mãos.
Para isso, o desafio do Vasco, oscilante nos últimos jogos, será conter a ascensão do Fluminense, embalado desde que Levir chegou. Para Jorge Luis, o Cruz-maltino é forte com Jorginho:
- Se ele tivesse assumido antes, o Vasco nem teria sido rebaixado.
Fonte: Extra Online
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 4 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 9 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 3 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco