Futebol

Vasco tem retrospecto ruim jogando fora de São Januário no Brasileiro

Que São Januário é o caldeirão do Vasco no Campeonato Brasileiro, todo torcedor cruz-maltino concorda. E os números reforçam ainda mais a importância do estádio para a equipe na competição.

Desde 2017, o Vasco disputou 12 partidas como mandante em estádios diferentes de São Januário. Houve apenas uma vitória: 1 a 0 sobre o Botafogo no Maracanã no dia 14 de outubro de 2017. Além disso, são sete empates e quatro derrotas.

Neste tempo, cinco estádios foram usados:

Maracanã e Nilton Santos, ainda na cidade do Rio de Janeiro;

Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, região sul do estado;

Mané Garrincha, em Brasília;

Kleber Andrade, em Cariacica.

Considerando apenas os jogos fora do estado do Rio de Janeiro, os números são ainda piores: quatro jogos, uma derrota, três empates e nenhuma vitória.

A prática de mandar jogos fora de São Januário tem dois elementos: o primeiro foi uma punição ao clube após uma confusão generalizada no clássico contra o Flamengo, em julho de 2017. Punido, o Vasco teve de mandar sete jogos naquele Campeonato Brasileiro em outras praças do estado: as escolhas foram Volta Redonda, Nilton Santos e Maracanã.

Outra vertente é econômica. Vender o mando de campo foi uma forma que o clube encontrou de conseguir receita extra. No Campeonato Brasileiro de 2019, por exemplo, o Vasco embolsou R$ 500 mil para levar o jogo contra o Corinthians para o Manaus. No jogo contra o CSA, a cota foi de R$ 200 mil.

A situação, porém, está longe de agradar. Ao longo da semana, o lateral Yago Pikachu reconheceu que, se pudesse escolher, disputaria todos os jogos em São Januário. Após o empate em 0 a 0 com o CSA, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi ainda mais firme. O duelo mudou de local porque há uma troca de refletores no estádio.

- O Vasco não pode deixar de jogar em São Januário. Isso é fundamental. É um calor humano diferente, pressão diferente, uma série de coisas diferentes para jogar futebol. Não pode perder vantagem de jogar em São Januário. Não estou criticando o local, o jogo, mas é um estádio distante, a torcida fica muito distante dos jogadores. Temos que ter uma coisa um pouco diferente - disse o treinador.

Entretanto, o Vasco ainda fará mais um jogo com mando de campo longe de São Januário. O clássico contra o Flamengo, marcado para o dia 17 de agosto, será no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Depois, não há mais previsão de partidas fora do caldeirão com o clube como mandante.

Jogos do Vasco com mando fora de São Januário

Foto: GEJogos
Jogos

Fonte: ge