Futebol

Vasco tem o melhor início de temporada em 20 anos

A torcida ainda não tem total confiança no time, mas jogando um futebol de forma objetiva e eficiente, o Vasco versão 2015 já vai rompendo barreiras. Com uma campanha invicta de oito vitórias e dois empates, a equipe do técnico Doriva já ostenta o melhor início de temporada do Cruzmaltino dos últimos 20 anos.

A última vez que o Vasco teve uma sequência superior foi em 1994, ano em que o clube conquistou o tricampeonato carioca. Na ocasião, nos dez primeiros jogos, foram nove vitórias e um empate.

Aquela geração marcante, que tinha no elenco Jardel, Yan, Gian, Luisinho, Carlos Germano, entre outros, também possuía um atacante que, curiosamente, hoje é auxiliar-técnico de Doriva: Valdir Bigode.

Em sua avaliação, há algumas semelhanças entre as duas equipes, embora naquela época o Vasco já estivesse vindo de um bicampeonato estadual.

"Tínhamos uma boa equipe. Fizemos uma preparação muito boa, tanto quanto essa agora. O trabalho, até pelo número de vitórias, é praticamente o mesmo. Mas naquela ocasião nós fomos campeões, já sabemos qual foi o final daquela festa. Desta vez, ainda não. As duas equipes eram jovens, mas aquela já vinha jogando há mais tempo, alguns até desde a base. A deste ano, o Vasco teve de trazer alguns jogadores para a montagem do elenco", avaliou.

Na próxima rodada, diante do Flamengo, o time atual pode igualar a campanha de 94 caso saia vencedor do clássico. Porém, para superar o início de temporada da turma de Valdir, Jardel e companhia a estrada ainda será longa. Ao todo, aquele elenco ficou 19 jogos invictos.

A última vez que o Vasco conquistou o Campeonato Carioca sem perder jogos foi em 1992, primeiro ano da sequência. Na ocasião, foram 18 vitórias e seis empates.

Confiante no trabalho que vem sendo feito pela comissão técnica, Valdir espera que o time atual conquiste de vez a confiança dos torcedores.

"Isso é normal. A equipe vem de alguns anos com vários problemas. Com o clube, como um todo, tendo uma grande reformulação. Essa desconfiança é até normal. Cabe a nossa comissão e aos jogadores tentar apagar essa impressão com jogos, vitórias, boas atuações e, consequentemente, o título para dar confiança e um pensamento melhor para os torcedores", destacou.

Com 26 pontos, o Vasco é o líder isolado da Taça Guanabara.

Fonte: UOL Esporte