Futebol

Vasco tem lembranças recentes ruins do Vitória

O torcedor do Vasco definitivamente não tem muita simpatia pelo Vitória, adversário deste sábado, no Barradão. O jogo pode não ser uma decisão para o Cruzmaltino (embora ainda tenha chance de brigar por uma vaga na Libertadores), mas um resultado positivo teria um gosto de vingança, já que colocaria a equipe baiana em situação complicada na zona do rebaixamento.

Ironicamente, foi o próprio Vitória quem sacramentou a queda do Gigante em 2008. E não foi só isso, em cinco confrontos decisivos, o time da Colina levou a melhor apenas uma vez, ano passado, pela Copa do Brasil. De resto, o Leão sempre levou a melhor. Relembre os momentos que fizeram do Vitória uma pedra no sapato do Cruzmaltino.

Brasileiro 2008

Depois de uma vitória heróica sobre o Coritiba, fora de casa, o Vasco chegou à última rodada ainda com a esperança de evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. A torcida compareceu em peso a São Januário. Mas o Vitória não teve pena dos cruzmaltinos. Venceu a partida por 2 a 0 e colocou ponto final na página mais triste da História do clube.

O que poucos se lembram é que esse resultado não foi determinante para o descenso do Gigante, que, mesmo vencendo aquele jogo, ainda sim não se livraria da zona da degola. Ainda assim, a derrota para o Leão ficou marcada como símbolo daquela trágico campanha.

Brasileiro 1999

A equipe do então técnico Antônio Lopes (hoje no rival) era uma máquina. Com craques como Juninho Pernambucano, Felipe e Edmundo, era um dos favoritos ao título daquele ano.

Mas, logo nas quartas-de-final, parou no carrasco baiano. O adversário era claramente inferior, e ainda tinha a desvantagem de jogar dois dos três jogos decisivos no Rio de Janeiro.

No primeiro duelo, as duas equipes protagonizaram um dos melhores jogos daquele campeonato. Depois de uma sequência de viradas de ambos os lados, o Leão levou a melhor, saido com a vitória por 5 a 4.

Mesmo com o revés, o Vasco ainda permanecia em situação confortável, precisando de apenas um empate e uma vitória nos dois jogos seguintes em casa. No primeiro, empatou por 2 a 2. Enfim, no último confronto, o zagueiro Mauro Galvão abriu o placar para o Cruzlmantino, o que dava ao time a classificação. Mas, no fim, o lateral-direito Baiano calou São Januário com um belo gol em cobrança de falta.

Copa do Brasil 2010

Depois de abrir 2 a 0 na primeira partida, no barradão, o Vitória chegou ao Rio com a classificação bem próxima.

O jogo começou bem para o vasco, que abriu o placar logo no início, com Magno. Mas, pouco depois, Nilton recebeu cartão vermelho, deixandoo time da casa com um a menos em campo. Após o empate dos baianos, tudo parecia liquidado.

No segundo tempo, no entanto, o Vasco quase conseguiu uma virada histórica. Quase. Ramón e Carlos Alberto fizeram 3 a 1 para o Gigante. Ainda faltavam dez minutos, e um gol colocava o Cruzmaltino nas semifinais. Mas isso não aconteceu, e o time outra vez levaria a pior contra o rival baiano.

Copa do Brasil 1989

A história de frequesia para o Vitoria começou nesse ano. Pelas oitavas de final, o Vitória eliminaria o Vasco de forma surpreendente, em pleno São Januário. Hugo e Marquinhos foram os carrascos da noite, na vitória por 2 a 1 que assegurou a vaga ao Leão.

Fonte: Lancenet!