Futebol

Vasco tem histórico a seu favor no Couto Pereira

No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil de 2011 deu Vasco. O time cruz-maltino conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, em São Januário, e deu um bom passo rumo ao título inédito da competição. A vantagem não é muito grande, nem é possível classificar o Vasco como favorito. Porém, analisando o histórico da Copa do Brasil, nota-se que existe uma estatística que conta a favor do time da Colina.

O torneio é disputado desde 1989 e esta, a de 2011, é a 23ª edição da competição. Nas outras 22 finais realizadas, em apenas três oportunidades o time que perdeu o primeiro jogo conseguiu reverter a vantagem e se sagrar campeão. O que pode ser um bom sinal para o Vasco.

A primeira vez foi em 1992, quando o Fluminense venceu a primeira partida, no Rio, por 2 a 1 e perdeu por 1 a 0 no Beira Rio. A segunda foi no ano de 1998. Desta vez, foi o Palmeiras que conseguiu uma vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Morumbi, revertendo o resultado de 1 a 0 que o rival havia feito no Mineirão. A última que este fato aconteceu foi em 2008, quando o Sport bateu o Corinthians por 2 a 0 na Ilha do Retiro, após perder o primeiro jogo por 3 a 1, e se tornou o único time nordestino campeão da Copa do Brasil.

Para não deixar que essa história se repita, o Vasco poderia jogar com o regulamento de baixo do braço. Porém, não é o que o técnico Ricardo Gomes espera de seu time.

- Vamos jogar com o regulamento, mas não quer dizer que vou chegar lá com regulamento na mão. Vou lá para fazer o que fizemos contra Atlético-PR e contra Avaí. Não posso chegar lá lendo regulamento, senão o time não joga.

A partida de volta será na próxima quarta-feira, dia oito de junho, às 21h50, no Couto Pereira. O Vasco precisa de apenas um empate para levantar o caneco. Mesmo assim, é preciso tomar muito cuidado para não fazer parte da lista dos times que deixaram escapar uma taça, quando já tinham uma mão nela.

Fonte: Lancenet!