Vasco tem dois tabus para quebrar contra o Atlético-PR em Curitiba
Após um período difícil no Campeonato Brasileiro, o Vasco respira mais aliviado. Com 10 pontos separando o time da zona de rebaixamento, uma preocupação recente de todo o elenco, o time de São Januário já começa a planejar voos mais altos. De olho na partida contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira, o cruzmaltino só pensa na vitória para confirmar sua ascensão e definir um real objetivo dentro do campeonato. Mas para isso terá que quebrar dois incômodos tabus: são 12 anos sem vencer o Furacão em Curitiba, além de não conseguir emplacar uma sequência de três vitórias na competição desde 2006.
Adversário temido por todos que o visitam na Arena da Baixada, o time paranaense é uma verdadeira \"pedra no sapato\" dos vascaínos na competição. E o histórico do confronto prova isso. Jogando pelo Campeonato Brasileiro, a última vitória vascaína sobre o Furacão, em Curitiba, aconteceu no dia 21 de outubro de 1998, há quase dez anos.Naquela oportunidade, o time da Colina venceu com gols do zagueiro Henrique e do artilheiro Donizete, o \"Pantera\". De lá para cá, foram sete jogos, com seis derrotas e apenas um empate.
Outro jejum que incomoda o time de São Januário diz respeito à irregularidade do time nos últimos anos de disputa do Campeonato da Série A. Figurando sempre entre o meio e a parte de baixo da tabela nas últimas edições do Brasileirão, o clube não sabe o que é vencer três partidas consecutivas desde o final da edição de 2006 da competição.
A última sequência, que, na época, chegou a ser de quatro partidas, aconteceu entre as rodadas 28 e 31 daquele ano. Com vitórias sobre Fortaleza (2 a 0), Santa Cruz (4 a 0), Palmeiras (3 a 0) e Flamengo (3 a 1), o Gigante da Colina vivia grande fase e, em quinto lugar, chegou a flertar com um possível vaga na Taça Libertadores da América.
Apostando na boa fase de jogadores como Eder Luis, Zé Roberto, Fagner e Dedé, o Vasco espera encerrar esse incômodo tabu na partida desta quarta-feira, às 22h, contra o Furacão, Arena da Baixada, e voltar a sonhar com uma posição de destaque na parte de cima da tábua de classificação.