Vasco tem boa média de público em jogos fora do Rio de Janeiro
Apesar de ser líder isolado e campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco parece empolgar mais o torcedor de outros estados e times do que sua própria torcida carioca.
Nos nove duelos realizados na primeira metade do torneio em sua casa, a equipe cruz-maltina obteve só a sexta maior média de público da segunda divisão, com apenas 5.728 pessoas por jogo no São Januário.
Seu maior comparecimento no estádio do Rio de Janeiro na Série B foi de apenas 9.014 torcedores, quando bateu o Bahia por 4 a 3, na quarta rodada.
O número da partida contra o "Tricolor de Aço" corresponde a só 41% da capacidade total de São Januário, que é de 21.880 lugares de acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) atualizado de 2016 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em contrapartida, quando o Vasco sai da capital carioca e vai jogar em outros estádios, o público sempre tende a melhorar.
Segundo dados do Footstats, o time comandado por Jorginho tem a melhor média de público como visitante: 11.558 torcedores por partida. Quase que exatamente o dobro de seu número como mandante.
O Paysandu, segundo lugar no quesito, por exemplo, tem 5.925 de média longe do Mangueirão.
O grande responsável por esse aumento da média vascaína foi o Ceará. O "Vozão" colocou, na última terça-feira, no empate em 0 a 0, 55.445 pagantes no Castelão, o maior público de toda as quatro principais divisões brasileiras em 2016.
Para se ter uma ideia do prestígio do Vasco com seus torcedores fora do estado e com outros clubes, em oito dos dez duelos o time colocou o melhor público dos respectivos adversários na Série B.
Isso aconteceu com Sampaio Corrêa (32.180), Oeste (3.187), Joinville (8.794), Atlético-GO (17.339), Londrina (13.318), CRB (11.225), Luverdense (4.048), além do próprio Ceará.
As únicas exceções ficam por conta de Avaí (tiveram 8.115 torcedores diante dos cruz-maltinos, contra 10.231 diante do Sampaio Corrêa) e Vila Nova (teve público de 5.816 contra o Vasco e 6.657 diante do Ceará).
Fonte: ESPN BrasilMais lidas
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 2 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 4 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Com nomes no radar, Vasco mapeia o mercado e posições já estão definidas TOP
- 0 Vasco tem conversas, oferecimentos e busca por perfil do novo técnico TOP
- 0 Pedrosa: Pedro Caixinha agrada e pode comandar o Vasco em 2025 TOP
- 0 Cincinnati informa que irá exercer a compra de Orellano; Vasco aguarda TOP