Futebol

Vasco soluciona 'problemão' do ano passado; Thiago Rodrigues comenta

Zé Ricardo tem falado bastante sobre buscar o equilíbrio com um setor ofensivo mais consistente para o Vasco evoluir na Série B. O ataque, de fato, ainda peca e tem encontrado dificuldade na construção. O que contrasta com o setor defensivo. Se individualmente ainda há oscilações, coletivamente a defesa tem se mostrado sólida, especialmente na bola aérea, um problemão no ano passado.

Os números ilustram o momento da defesa. Na Série B, em sete rodadas, o time sofreu três gols (0,42 por partida). Nos últimos quatro jogos o Vasco ofereceu raras chances ao adversário, com exceção do empate por 1 a 1 com o Tombense. Contra Ponte Preta, CSA e Bahia a defesa se portou bem. No domingo, por exemplo, Thiago Rodrigues praticamente não foi exigido.

- É muita alegria, não só para mim, mas para os companheiros do setor defensivo. O meio de campo, os laterais e o ataque também fazem parte dessa nossa consolidação defensiva. Vencemos os últimos dois jogos por 1 a 0, não sofremos gol, e isso passa muito por essa obediência tática que o Zé Ricardo tanto pede de um modo coletivo. Esses números confirmam o momento da nossa defesa, que vem desde o início do ano com bons números e se mostrando cada vez mais sólida. Creio que um bom time começa com um bom sistema defensivo. O Vasco tem mostrado isso. E depois o equilíbrio entre todas as partes – disse o goleiro.

Ao lado de 2009, quando foi campeão, esse é o melhor desempenho defensivo do Vasco em suas cinco participações na Série B. Nas duas ocasiões o clube sofreu três gols nas sete primeiras rodadas

Defesa vai bem pelo alto

Se ainda peca na saída de bola, a defesa tem se portado bem no momento de defender. Especialmente pelo alto, calcanhar de Aquiles do Vasco na temporada passada, com todos treinadores que passaram pelo clube.

Em 2021, o time sofreu 41 gols em jogadas aéreas em 59 jogos. Nessa temporada, até o momento, foram apenas sete gols pelo alto em 22 partidas, de acordo com levantamento do Espião Estatístico. Anderson Conceição é especialista e Quintero também vai bem de cabeça. Além disso, Zé Ricardo tem jogado com dois laterais com boa estatura, casos de Gabriel Dias (1,79m) e Edimar (1,83m).

Na Série B o número é ainda melhor. O Vasco sofreu apenas um gol de cabeça em sete rodadas. Foi de Arthur Rezende, no empate por 1 a 1 com o Vila Nova, na estreia. Desde então a defesa vem se portando no jogo aéreo.

Fonte: ge