Futebol

Vasco só perdeu duas partidas em São Januário na atual temporada

O Vasco tem motivos de sobra para questionar a não-realização dos clássicos regionais em São Januário, nesta reta final do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento do time em casa é de 65,6% na atual temporada. Se os números entrassem campo, o vice-líder da competição teria enormes chances de ser campeão, já que perdeu apenas duas vezes este ano diante do seu torcedor. Mas, como terá de cumprir o regulamento, vai enfrentar a dupla Fla-Flu longe da Colina.

Assim, o compromisso desta quarta-feira pela Copa Sul-Americana contra o Universidad de Chile marca a despedida do clube no temido Caldeirão. Se passar pela La U e for à final do torneio continental, a decisão será em algum estádio com capacidade superior a 40 mil lugares – São Januário hoje, segundo o Corpo de Bombeiros – está liberado para receber 24.560 torcedores.

Ao longo da temporada, o estádio cruzmaltino é palco também dos treinos do elenco profissional. O Vasco não tem mais o centro de treinamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Entre 2009 e parte de 2010, o time realizava suas atividades neste CT alugado. De volta a São Januário, é lá que os jogadores convivem de segunda a segunda.

Somado o fato de conhecerem bem cada metro quadrado do gramado e a boa fase do Vasco no ano, o rendimento da equipe em seu estádio é bem interessante. Dos 71 jogos que o time fez em 2011, foram 32 em São Januário entre amistoso, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana. O time conquistou 21 vitórias, somou nove empates e perdeu somente duas vezes.

A temporada começou com um amistoso contra o Cerro Porteño. Venceu por 1 a 0. No estadual, foram cinco triunfos. Agora, um dado curioso: no feito mais importante do ano, a conquista da Copa do Brasil, foram cinco partidas e somente duas vitórias (ABC e Coritiba) - fora os três empates diante de Náutico, Atlético-PR e Avaí.

Na Sul-Americana, derrotou em casa Palmeiras, Aurora, da Bolívia, e Universitario de Lima, do Peru. Veio o Brasileiro e o time ganhou 11 jogos. Em tempo: os clássicos contra Botafogo, Fluminense e Flamengo foram realizados no Engenhão.

As únicas derrotas em São Januário este ano foram contra o Resende (1 a 0), na abertura do Carioca, e contra o Cruzeiro (3 a 0), no primeiro turno do Brasileiro.

Confira o aproveitamento do Vasco em São Januário em 2011

32 em São Januário
21 vitórias
2 derrotas
9 empates

Fonte: iG Esportes