Vasco só aplicou a virada em dois jogos no Campeonato Brasileiro
Historicamente, o Vasco é considerado o \"time da virada\". A torcida se acostumou a ver os jogadores cruz-maltinos transformarem a adversidade em glória. Por isso, toda vez que o Vasco sai atrás do placar, é comum ouvir nas arquibancadas cânticos lembrando que este é o time da virada.
Mas este ano, a realidade é diferente. Caso a teoria se confirmasse, a nau cruz-maltina estaria com sobras na liderança do Campeonato Brasileiro. A derrota para o América-MG, domingo passado, mostrou um problema comum da equipe na competição. Os resultados vascaínos em jogos nos quais sofreu o primeiro gol passou a ser o grande vilão da campanha do time em 2011.
Das sete partidas nas quais saiu perdendo no Brasileiro, em apenas duas o time conseguiu a virada. Contra o Bahia, o time empatou nos minutos finais. No restante, os comandados de Ricardo Gomes foram derrotados.
Ao todo foram quatro goleadas, somando a deste domingo, para o lanterna América-MG, em Sete Lagoas. Anteriormente, Coritiba,
Cruzeiro e Botafogo derrotaram a equipe cruz-maltina com folga.
Renato Silva usa o exemplo da derrota para o América-MG para tentar explicar o problema.
- Quando tomamos o primeiro gol, a equipe se desorganizou um pouco para tentar buscar o empate de forma rápida. Quando acontece isso, ou o empate sai ou a equipe paga pela desorganização. Notei muito isso nessas oportunidades - afirmou o zagueiro cruz-maltino.
No entanto, o volante Eduardo Costa admite que para o Vasco voltar a ser o time da virada, é preciso ter mais controle dos nervos:
- Temos dificuldade de buscar quando saímos atrás, mas isso se consegue com organização. Deixamos a desejar nesse quesito e sofremos gols.