Clube

Vasco será indiciado pro problemas nas categorias de base

Após um ano e meio de investigações, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) conseguiu que o Vasco fosse indiciado pela inadequações nas categorias de base. A juíza Ivone Ferreira Caetano, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, analisou o processou e acatou o pedido do MP para que o time cumpra dez exigências para melhorar as condições dos jogadores. O clube terá cinco dias para se adequar. A partir do sexto dia terá que pagar multa diária que varia entre R$ 10 e 20 mil.

Entre os pedidos de adequações são exigidos exames médicos em todos nos atletas da base e de peneiras; interdição do refeitório em São Januário; troca do ônibus que transporta os jogadores e o principal: interdição do CT de Itaguaí. A decisão de pedir uma liminar veio após a morte do garoto Wendel Venâncio da Silva, de 14 anos, que morreu durante uma peneira no dia 9 de fevereiro de 2012.

Segundo a promotora Clisânger Gonçalves Luzes, a ideia é que a ação contra o Vasco sirva de exemplo para os demais clubes se adequarem nos termos exigidos pelo MP.

– A intenção não é perseguir o Vasco. É mudar a pedagogia imposta. Infelizmente depois de várias negociações com o clube ele não tiveram a consciência da necessidade de mudar o que foi pedido. A morte do garoto Wendel foi uma ilustração da inadequação que já ocorre no clube há alguns anos – disse.

A partir de agora, o MP vai atuar de forma mais extensa em relação aos demais times do Rio, principalmente no Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra