Futebol

Vasco segue sem perder de virada no Brasileiro

A atual campanha do Vasco, com o péssimo aproveitamento de 28,4% dos pontos ganhos no Campeonato Brasileiro, evidencia um certo desequilíbrio psicológico dos jogadores nas partidas anteriores à reação iniciada há três semanas atrás contra a Ponte Preta. O time só vence quando sai na frente.

O que as três vitórias, contra Ponte, Atlético-PR e Sport, e o empate com o Cruzeiro tem em comum é exatamente o fato do clube de São Januário ter feito o primeiro gol do jogo.

Em toda a temporada, não apenas no Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino só perdeu um jogo em que saiu na frente, um 5 a 4 "maluco" para o Friburguense, em abril, ainda pela 14ª rodada do Campeonato Carioca.

Mas se isso ajuda a entender a boa fase do Gigante da Colina, também ajuda a explicar a má campanha. Em todas as 16 derrotas do time na competição o adversário saiu na frente, e os vascaínos não conseguiram correr atrás para conseguir a vitória. O máximo conquistado foi um empate, contra o Internacional, por 1 a 1, em São Januário, em que o Colorado liderou o placar até os 35 minutos do 2ºtempo. Contra o Cruzeiro, no Mineirão, apesar do Vasco ter feito o primeiro gol, a Raposa conseguiu virar o jogo, mas o Vasco conseguiu o empate na etapa final.

Na temporada, o Vasco só venceu de virada os jogos contra Boa Vista, por 2 a 1, pelo Carioca, em abril, e contra o Rio Branco-AC, por 3 a 2, em maio, pela 1ª fase da Copa do Brasil.

Se continuar saindo na frente, principalmente como fez contra Atlético-PR e Sport, no Maracanã, com gols nos dois primeiros minutos, o Gigante tem tudo para continuar sua reação para sair da zona de rebaixamento. Mas se o time alcançar um equilíbrio e buscar jogos em que possivelmente saia atrás no placar, o Vasco acumula mais chances ainda.

O Vasco enfrenta o São Paulo, no Morumbi, quarta-feira, às 22h, pelas quartas Copa do Brasil. No fim de semana, continua sua árdua trajetória contra os fantasmas do rebaixamento, no clássico dos milhões, contra o Flamengo, no Maracanã, às 16h.

Para o clássico, até ontem, 15 mil ingressos já haviam sido vendidos, de acordo com o Maracanã. 
 

Fonte: Extra