Futebol

Vasco segue na busca por um zagueiro no 'apagar das luzes'; veja nomes

A janela de transferências do futebol brasileiro está fechada desde segunda-feira passada, mas os próximos dias ainda podem mexer profundamente com o mercado da bola. Os clubes brasileiros têm mais 13 dias para registrar novos atletas, que agora só podem acertar se estiverem livres de contratos. Uma modalidade de negócio que muito interessa, por exemplo, a Flamengo e Vasco.

O rubro-negro perdeu Pedro, seu artilheiro na temporada e principal atacante, lesionado — teve ruptura do ligamento colateral anterior do joelho esquerdo e deve ficar fora de oito meses a um ano — , quando estava com a seleção. O vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, ressaltou que o clube tem outras opções de centroavante — Gabigol, Carlinhos e Bruno Henrique —, mas que avalia a possibilidade de contratação.

No mercado de jogadores sem contrato, o Corinthians tem acerto encaminhado com o atacante renomado: Memphis Depay, um dos principais nomes da seleção da Holanda e com passagens por Barcelona, Manchester United e Atlético de Madrid, deve ser anunciado em breve. Mas há outras opções internacionais.

Nomes alternativos

Recém-liberado pelo Manchester United após nove anos no clube, o francês Anthony Martial ainda não encontrou um novo destino neste início de temporada na Europa. O jogador de 28 anos chegou a fazer a função de camisa 9 nos Diabos Vermelhos, mas é um atacante de mobilidade, drible curto e boa finalização. As condições físicas e as seguidas lesões atrapalharam sua trajetória na Inglaterra.

Há outros nomes mais alternativos disponíveis. O camaronês Choupo-Moting, ex-Bayern de Munique e PSG, é nome experiente e centroavante de ofício. O jogador de 35 anos teve longas passagens pelo futebol alemão e tem a altura (1,91m) como um dos pontos fortes. Outra opção é o dominicano Mariano Díaz, cria do Real Madrid e que teve como último clube o Sevilla. O jogador de 31 anos vem em baixa: enfrentou lesões na temporada passada e só marcou um gol pelo time da Andaluzia.

Outros nomes livres de contrato são Kevin Gameiro (França, 37 anos), Jovetic (Montenegro, 34 anos), Ben Yedder (França, 34 anos) e Álvaro Negredo (Espanha, 39 anos).

Vasco vai à luta

O Vasco, que buscou um zagueiro até o fim da janela mas acabou não conseguindo, está de olho em atletas sem contrato. Marlon, ex-Fluminense, já esteve no radar do clube e segue disponível no mercado. Em uma posição mais complexa, o cruz-maltino precisará ser criativo para encontrar um reforço nas condições que precisa: capaz de chegar e entrar em campo como uma das principais opções do elenco de Rafael Paiva.

Há nomes como Marcelo, ex-Lyon e Bordeaux, e do argentino Fazio, ex-Roma e Tottenham. São jogadores mais experientes, com 37 anos cada um.

O cruz-maltino, no entanto, já mostrou que está disposto a mergulhar no mercado alternativo ao buscar o suíço Maxime Dominguez no futebol português. Nessa linha, o camaronês Matip, nome importante do Liverpool nesta década, ainda não encontrou um novo clube. Está com 33 anos e foi recentemente cogitado no Bayer Leverkusen, atual campeão alemão.

Outros atletas no mercado europeu são o dinamarquês Kjaer (35 anos), ex-Milan e Sevilla, e o grego Manolas (33), com boas passagens por Napoli e Roma.

Grécia, Rússia, México...

Se o sentido de entrada está fechado no futebol brasileiro, o de saída segue aberto em mercados alternativos, como Grécia (janela fecha na quarta-feira), Rússia (quinta-feira), Turquia (sexta-feira) e México (no sábado). Esses mercados são alguns com capacidade financeira de atrair atletas do futebol brasileiro.

É o caso de Jhon Arias, que vive um impasse com o Fluminense após receber uma proposta do Galatasaray. Atento, o clube turco se aproveitou da condição no mercado e conseguiu garantir o empréstimo do astro nigeriano Victor Osimhen, afastado do Napoli após pedido de transferência e falhas em outras negociações.

Os mercados asiáticos são outros que ainda têm mais alguns dias para registrar transferências. Catar, por exemplo, fecha a janela na próxima segunda-feira, enquanto os Emirados Árabes Unidos apenas no dia 1º de outubro.

Fonte: Globo Online