Futebol

Vasco se impõe e com Edmundo segue para as semifinais

Em partida emocionante, o Vasco venceu a Cabofriense por 5 a 1, neste domingo, e se classificou para a semifinal da Taça Guanabara. Os gols foram marcados por Morais, Alan Kardec, Leandro Bomfim, Alex Teixeira e Calisto - Charles descontou. Na partida, o time de São Januário teve altos e baixos e segue como incógnita para o clássico contra o Flamengo.

Logo no início, o Vasco buscou o ataque. Parecia que o time continuaria dependente das jogadas pela direita, com Wagner Diniz. Entretanto, foi pela esquerda que saiu o primeiro gol. Alex Teixeira tocou para Morais. Parecia que ele carregaria a bola para dentro da grande área. Porém, o apoiador arriscou de longe, abriu o placar: 1 a 0 Vasco.

O time de São Januário passou a trocar bons passes e os laterais Calisto e Wagner Diniz eram bastante efetivos no ataque. O lateral-direito, aos 19 minutos, desperdiçou ótima oportunidade de marcar. Parecia que o Cruzmaltino ampliaria a vantagem sem maiores problemas. Entretanto, a Cabofriense se soltou em campo e decidiu aproveitar os espaços da defesa adversária. Em 20 minutos, o time da Região dos Lagos criou cinco oportunidades claras de marcar.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o meio-de-campo do Vasco errava passes bobos, que geravam contra-ataques perigosos do rival. O goleiro Tiago, apesar de fazer boas defesas, mostrou certa insegurança e parecia que a etapa inicial terminaria com o empate da Cabofriense. Porém, aos 45 minutos, o Gigante da Colina ampliou. Alan Kardec, depois de Morais escorar para dentro da pequena área, só precisou usar da boa estatura para cabecear para dentro do gol e marcar pela primeira vez no Carioca: 2 a 0 Vasco.Após o início do segundo tempo, parecia que o Vasco entraria em campo mais tranqüilo com o segundo gol. Logo aos três minutos, Alex Teixeira deixou Alan Kardec cara-a-cara com o goleiro Gatti. Entretanto, faltou talento ao atacante, que perdeu ótima chance de marcar o terceiro gol. Entretanto, a paz vascaína não foi muito longe e a Cabofriense partiu com tudo para tentar a virada, que lhe daria a classificação para a semifinal da Taça Guanabara.

Aos 15 minutos, a bola sobrou limpa para Têti. O apoiador acertou belo chute de dentro da grande área e o goleiro Tiago fez defesa espetacular. Parecia que o camisa 1 passaria invicto na tarde. Aos 24, Charles recebeu passe na área, girou e encobriu o goleiro vascaíno, prejudicado pelo desvio da bola: 2 a 1.

A partida seguia mais indefinida do que nunca. O gol da Cabofriense fez com que a torcida vascaína em São Januário assistisse apreensiva aos ataques do time visitante. Parecia que a vitória do Vasco teria requintes de dramaticidade. Entretanto, o que se viu foi uma goleada. Aos 27 minutos, Leandro Bomfim aproveita sobra na grande área e marca o seu quarto gol no Carioca: 3 a 1. Seis minutos depois, Morais foi derrubado dentro da grande área. Alex Teixeira cobrou e marcou seu primeiro gol como profissional: 4 a 1 Vasco. Ainda teve tempo para Calisto deixar o seu, aos 46 minutos, e fechar o placar.

Com a classificação para a semifinal da Taça Guanabara garantida, o estádio gritou o nome de Edmundo. O atacante deve reestrear no confronto com os rubro-negros. Resta saber que Vasco e que Edmundo irão entrar em campo para o Clássico dos Milhões.

Fonte: Renildo Almeida - Colunista do SUPERVASCO