Futebol

Vasco se despede do Carioca contra o Madureira e sem Dedé

Um desempenho empolgante na primeira e um decepcionante na segunda metade do Campeonato Carioca. Neste sábado, o Vasco se despede do estadual com o gosto amargo da eliminação antes da semifinal da Taça Rio. No entanto, a partida contra o Madureira, às 15h30m (de Brasília), em Conselheiro Galvão, é encarada como mais um capítulo no processo de renovação do elenco comandado pelo técnico Paulo Autuori. O jogo servirá para que o treinador faça as observações e conheça melhor o comportamento de alguns jogadores dentro de campo.

Assim, existe a expectativa de mudanças em relação ao time que venceu por 3 a 1 o Quissamã há uma semana. Uma delas é obrigatória: vendido ao Cruzeiro, o ídolo Dedé agora é passado. Outro nome de peso que está fora é Carlos Alberto. O camisa 10 foi suspenso preventivamente por 30 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro após ter sido flagrado no exame antidoping. O treinador ainda não confirmou a formação titular que vai enfrentar o Madureira e tentar quebrar um tabu: desde 2006 o Vasco não encerra sua participação no estadual com vitória. Foram três empates e três derrotas, sendo quatro semifinais e duas finais de Taça Rio.

Se o jogo para o Vasco serve de experimento, para o Madureira é a hora de confirmar os atletas que vão seguir com o clube para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A estreia é no dia 2 de junho, contra o Guarani, em Conselheiro Galvão. Mesmo com o time sem chances de classificação ou risco de rebaixamento no Carioca, o técnico Alexandre Gama vai mandar a campo a força máxima que vem dando trabalho aos grandes no estadual. Empatou com a dupla Fla-Flu na Taça Guanabara e vendeu caro a derrota por 2 a 1 para o Botafogo, na Taça Rio. Contra o Vasco, o objetivo é conquistar a primeira vitória no torneio sobre um grande.

O árbitro da partida será Leandro Newley Ferreira Belota, auxiliado por Wendel de Paiva Gouvêa e Claudio Batista Ribeiro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O Premiere transmite a partida pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Madureira: invicta há três jogos, a equipe terá a mesma base das últimas partidas. A escalação escolhida por Alexandre Gama terá Marcio; Elder Granja, Daniel, Fernando e Gilson; Gabriel, Jean, Rodrigo Lindoso e Caio Cezar; Ramon e Derley.

Vasco: o técnico Paulo Autuori não confirmou a escalação que entra em campo, mas a julgar pelo coletivo da última quinta-feira, Luan será o substituto do recém-saído Dedé. Como a ideia é observar alguns jogadores, Fillipe Soutto pode ter uma chance como titular. O Vasco deve começar com a seguinte formação: Michel Alves, Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Fillipe Soutto, Fellipe Bastos, Pedro Ken e Dakson; Thiaguinho e Tenorio.

QUEM ESTÁ FORA

Madureira: o time tem dois desfalques para a última rodada: o atacante Jairo, expulso contra o Boavista e suspenso por quatro partidas, e o meia Chaparro, ex-Vasco, vetado com dengue.

Vasco: suspenso preventivamente após ser flagrado no exame antidoping, Carlos Alberto é desfalque. Os meias Bernardo e Enrico e os atacantes Robinho e Leonardo estão entregues ao departamento médico.

FIQUE DE OLHO

Madureira: Derley, atacante do Madureira, tenta recuperar a fase de goleador do início do campeonato. No empate por 2 a 2 contra o Friburguense, o atacante quebrou um jejum de cinco jogos sem balançar as redes. O gol recolocou o jogador como artilheiro da equipe, ao lado do volante Rodrigo Lindoso, com cinco gols.

Vasco: Fillipe Soutto começou o ano como titular, mas depois de algumas derrotas do Vasco foi preterido pelo então técnico Gaúcho e mal ficou no banco de reservas. Com a chegada de Paulo Autuori, o volante pode ser beneficiado tendo uma nova chance de começar uma partida e, assim, recuperar seu espaço no time.

O QUE ELES DISSERAM

Alexandre Gama, técnico do Madureira: “Queremos acabar o Carioca deixando uma boa impressão, mostrar que o Madureira tem uma equipe que poderia ter ido melhor na competição. Temos a Série C ainda. A gente passou para os jogadores que no futebol é tudo muito rápido, já muda para o próximo campeonato. Mas queremos pontuar para terminar bem na classificação geral. E só de enfrentar um grande já é um fator bom para a gente”.

Paulo Autuori, técnico do Vasco: “Não dá para baixarmos a cabeça, temos que trabalhar com qualidade e organização, que as coisas vão clarear. Mesmo que em termos gerais não exista paciência e tolerância, ninguém vai ficar pedindo tempo para nada. Nem treinador e nem jogadores. Assim se constrói um grupo e uma equipe”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Em Conselheiro Galvão, o Vasco tem ampla vantagem sobre o Madureira. Foram 31 confrontos no estádio, com 26 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. A única vitória do Madureira foi em 1942.

* O último jogo entre Madureira e Vasco em Conselheiro Galvão foi em 2003, ano em que o time cruz-maltino conquistou seu último título estadual. Na ocasião, o Vasco venceu por 3 a 1, com gols de Marcelinho Carioca, Edinho e Petkovic.

* O Madureira venceu o Vasco pela última vez em 2008, por 2 a 1, em partida disputada em São Januário. O Tricolor suburbano não vence o time cruz-maltino há quatro partidas.

ÚLTIMO CONFRONTO

Madureira e Vasco se enfrentaram pela última vez no dia 11 de março de 2012, em São Januário, em partida válida pela Taça Guanabara. Então comandado por Cristóvão Borges, o time cruz-maltino entrou em campo com uma formação mista, mas venceu por 3 a 0, num dia em que Juninho Pernambucano estava inspirado. Todos os gols foram no segundo tempo. O Reizinho abriu o placar aos 13 minutos, de cabeça, e Fellipe Bastos ampliou aos 21, em chute de fora da área. Allan marcou o terceiro do Vasco aos 40 minutos.

Fonte: ge