Futebol

Vasco repete recorde negativo em clássicos

Sofrendo uma dura eliminação nas mãos de seu rival, o Vasco encerrou sua participação no Campeonato Carioca no último domingo (20), em pleno Maracanã, diante do Flamengo, que triunfou pelo placar de 1×0. O fim do sonho de classificação à final do estadual gerou diversos comentários e discussões pós jogo, entre eles uma marca negativa ficou em evidência, a qual o elenco de Zé Ricardo foi capaz de repetir depois de 100 anos.

Segundo o perfil Estude Vasco, no Twitter, 2022 foi somente o segundo ano, desde a fundação do Clube de Regatas Vasco da Gama, em que a equipe de São Januário foi derrotada em todos os clássicos que disputou no ano. Com isso, a marca negativa volta a se repetir após um intervalo de 100 anos, tendo sido registrada pela primeira – e até então única – vez em 1922. Na ocasião, os “Camisas Pretas” – como eram conhecidos os atletas do Cruzmaltino – disputaram somente um jogo contra um rival, acumulando uma derrota.

Na temporada atual, foram cinco clássicos contabilizados, todos pelo Campeonato Carioca. A primeira partida registrada se consolidou contra o Botafogo, no dia 13 de fevereiro, em pleno São Januário; na ocasião, o Glorioso foi capaz de arrancar o triunfo com um placar magro de 1×0, cortesia do gol de Erison. Em seguida, foi a vez do Gigante da Colina enfrentar o Fluminense, no dia 26 de fevereiro, fora de casa, acumulando um revés pelo placar de 2×0, com gols de Germán Cano e Gustavo Nonato.

As três partidas seguintes foram diante de seu maior rival, o Flamengo. Primeiramente pela fase inicial do campeonato, o Vasco foi ao Engenhão determinado a reverter sua situação na temporada. Porém, em uma partida marcada por decisões controversas da arbitragem, os comandados de Zé Ricardo foram derrotados por 2×1, com gols de Filipe Luís e Arrascaeta para o Rubro Negro, e Gabriel Pec para o Cruzmaltino. Curiosamente, a partida do dia 6 de março foi a única instância, dentre os cinco clássicos disputados, que o Gigante da Colina foi capaz de marcar um gol.

Por fim, a estatística contabiliza as duas partidas que envolveram a disputa da semifinal do Carioca, contra o Flamengo. Na partida de ida, o Vasco adotou uma postura totalmente defensiva, porém não sendo capaz de conter os esforços do rival, que triunfou pelo placar magro de 1×0, com gol de Gabriel Barbosa. NA partida de volta, apesar da postura não ter se repetido, o placar foi o mesmo – mas com gol de Willian Arão -, na ocasião que marcou a quebra de um tabu negativo histórico para o Vasco.

AGENDA

Agora aguardando somente o início da Série B, o Vasco poderá aproveitar um longo período de descanso e treinamentos até estrear na segunda divisão, diante do Vila Nova, em São Januário, em duelo que ainda será marcado para o dia 8 ou 9 de abril.

Fonte: Vascaino.net