Futebol

Vasco repete caminho das trevas de Flamengo e Botafogo, em 2004

A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro foi péssima para Fluminense e Vasco. Com o empate do Tricolor no clássico com o Botafogo e a derrota do Cruzmaltino para o Ipatinga, as equipes ficaram nas duas últimas posições do campeonato. Assim, repetiram o pior momento do futebol do Rio de Janeiro no Brasileirão de pontos corridos.

Em 2004, um ano depois de a competição passar a ser disputada no sistema de pontos corridos, Botafogo e Flamengo também tiveram o mesmo o desempenho pífio de tricolores e cruzmaltinos.

Na época, os dois clubes chegaram às duas últimas colocações ao fim da 11ª rodada. O Alvinegro era o lanterna com seis pontos, nenhuma vitória, cinco derrotas e seis empates.

O aproveitamento do Glorioso era de apenas 18,2% dos pontos, além de figurar como a defesa mais vazada da competição, ao lado do Corinthians, com 23 gols sofridos até aquele momento.

Pelo lado do Flamengo, penúltimo colocado, apenas dois pontos o separavam da lanterna. Com oito pontos, o clube da Gávea registrava uma vitória, cinco empates e cinco derrotas. Assim como o Botafogo, o Rubro-Negro apresentava fraco aproveitamento dos pontos, com 24,2%.

Na rodada seguinte, a 12ª, a situação se alterou um pouco com o Flamengo pulando da penúltima para a 21ª posição, mas com o Botafogo ainda na lanterna.

No entanto, na 15ª rodada, os dois clubes retornaram ao calvário. Ambos se mantiveram nas duas últimas posições até a 19ª rodada. Naquele ano, o Flamengo e o Botafogo escaparam do rebaixamento, com o Glorioso se salvando na última jornada.

Agora, na próxima rodada do Brasileirão deste ano, Fluminense e Vasco podem deixar a zona da degola se vencerem seus compromissos. Os tricolores enfrentarão o Goiás, no Maracanã, enquanto que os cruzmaltinos terão o Figueirense, em São Januário.

Fonte: UOL Esportes