Vasco registra terceira maior evolução geral nas mídias sociais
Uma recente pesquisa feita pelo IBOPE Repucom, destaca a retomada do crescimento de novas inscrições nas plataformas sociais dos clubes brasileiros. O resultado é motivado pelo retorno das partidas oficiais e retomada dos campeonatos paralisados pela pandemia da Covid-19. Apenas no último mês foram registradas 4,7 milhões de novas inscrições. Este é o segundo maior volume mensal de novas inscrições da toda a série histórica, atrás apenas dos 6,1 milhões registrados em novembro de 2016 em decorrência do desastre da Chapecoense.
Outro destaque é que, pelo segundo mês consecutivo, o desempenho do YouTube foi o principal motor de captação de novas inscrições para os clubes de futebol no Brasil. Apenas nos últimos 30 dias, a plataforma de vídeos somou 2,7 milhões de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes de futebol, o maior crescimento em toda a série histórica e resultado superior ao desempenho da plataforma de vídeos em todo o primeiro semestre de 2020. Ao todo, 58% de todas as inscrições em redes sociais de clubes no Brasil foram através do YouTube.
O Flamengo foi o grande responsável por esta adesão histórica ao YouTube. Dos 2,2 milhões de inscritos nas plataformas oficiais do clube, a “Fla TV” foi responsável por 73% (1,6 milhão) dos novos inscritos no último mês, sendo o principal motor do crescimento flamenguista de julho. Com este resultado, o clube ultrapassou o Liverpool (Inglaterra), que conta atualmente com 4,9 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, e assumiu a terceira posição global em volume de inscritos em canais de clubes de futebol, atrás apenas dos espanhóis Real Madrid e Barcelona, que possuem 5,8 e 9,7 milhões de inscritos, respectivamente.
Além de liderar o crescimento geral e no YouTube, o clube ainda foi líder de crescimento no Facebook (29 mil inscrições), Twitter (93 mil), Instagram (176 mil) e TikTok (300 mil), e se destaca como o que mais evoluiu seu alcance digital ao expandir o tamanho de sua base total em 7% somente no último mês, o melhor resultado entre os 10 maiores clubes do ranking.
O Fluminense obteve seu maior crescimento em toda a série histórica. Durante o último mês, o Tricolor somou 421 mil novas inscrições em suas plataformas oficiais. Este volume é equivalente a todo o montante de novos seguidores do clube dos últimos 18 meses. Sua principal plataforma de crescimento foi a “Flu TV”, seu canal oficial no YouTube, que concentrou 92% (386 mil) de todas as novas inscrições do clube no período. O resultado foi motivado pela transmissão da fase final da Taça Rio e das finais do Campeonato Carioca, com transmissões da partida pelo canal do clube. O resultado fez a “Flu TV” registrar um crescimento de mais de 180%, permitindo o clube a ultrapassar a marca de 4 milhões de inscritos no combinado de suas plataformas oficiais.
O Vasco também seguiu a tendência entre os times cariocas de realizar transmissões de partidas oficiais e jogos-treino em seu canal oficial no YouTube e, durante o último mês, a “Vasco TV” somou 236 mil novos inscritos, seu maior crescimento histórico na plataforma de vídeos e que corresponde a 89% de suas inscrições entre todas as plataformas. Com este resultado, a “Vasco TV” registrou evolução de 44% e soma quase 770 mil inscritos no canal.
O desempenho de julho da “Vasco TV” contribuiu para que o clube alcançasse seu melhor desempenho mensal de toda a série histórica. Entre todas as cinco plataformas monitoradas, foram mais de 265 mil inscritos, volume equivalente ao desempenho do clube em todo o primeiro semestre de 2020.
Corinthians e Palmeiras, finalistas do Campeonato Paulista de 2020, figuram em 4º e 5º, respectivamente. Enquanto o “Timão” somou 240 mil novos inscritos, sobretudo em suas contas no Instagram e no TikTok, o “Verdão” somou 225 mil novos inscritos, principalmente através de sua nova conta no TikTok, que somou mais de 158 mil inscritos e já figura como o quinto maior perfil nesta plataforma entre os clubes brasileiros de futebol.
Ceará e Fortaleza novamente se destacam. Desta vez por atingir a marca de 2 milhões de seguidores no combinado de suas redes oficiais e por terem avançado uma posição cada O Vitória também ultrapassou os 2 milhões no combinado mas perdeu duas posições para os clubes rivais do estado do Ceará.
O TikTok foi a principal fonte de novos inscritos para 63% dos clubes presentes na plataforma. Ou seja, para 25 dos 40 clubes a maioria de seus novos inscritos são originárias da nova rede social. Atualmente, os clubes nacionais somam 4 milhões de inscritos em seus perfis no TikTok.
Veja abaixo o levantamento completo:
Os 50 maiores clubes brasileiros somaram 4,7 milhões de novas inscrições no último mês, o segundo maior volume de toda a série histórica. O YouTube concentrou 58% de todas as novas inscrições devido ao aumento no interesse pelo streaming de partidas, sobretudo entre os clubes cariocas.
• Flamengo registra crescimento recorde de 2,2 milhões, com concentração de 73% no YouTube
• “Fla TV” entra no pódio global de maiores canais de clubes de futebol e já mira o Real Madrid
• Fluminense registra maior crescimento histórico com grande concentração no YouTube
• “Flu TV” cresce 180% no último mês, motivado pela transmissão das finais do Carioca
• Vasco registra terceira maior evolução geral, com 90% de concentração no YouTube
• Corinthians concentra resultado no Instagram e TikTok e registra quarta maior evolução mensal
• Palmeiras inaugura perfil oficial no TikTok e já possui 5ª maior conta entre os clubes
• Ceará, Fortaleza e Vitória chegam a 2 milhões de inscritos e times cearenses ganham posição
• TikTok cresce 42% em um mês e é principal fonte de novos inscritos para 61% dos clubes
• YouTube é principal plataforma no mês, com 58% de todos os inscritos e redes sociais.
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileirosMais lidas
- 0 Bilionário grego é o principal interessado na compra da SAF, diz RTI Esporte
- 0 Felipe deverá surpreender na escalação do Vasco contra o Atlético-GO
- 0 Alexandre Mattos explica cláusula polêmica na negociação de João Victor
- 0 A prioridade do Vasco na busca por um novo técnico
- 0 Cuiabá, que enfrenta o Vasco na última rodada do Brasileiro, está rebaixado
- 0 Cuiabá deve começar a ouvir propostas por Isidro Pitta após o Brasileiro
- 0 Detalhes do primeiro dia de Felipe como técnico do Vasco; vídeo
- 0 Carlos Amodeo, CEO do Vasco, participa de debate sobre SAFs; detalhes
- 0 Marcos Jr relembra passagem de Benítez pelo Vasco; vídeo
- 0 Sub-16: Vale o troféu! Vasco enfrenta o Fluminense nesta quarta (27)