Futebol

Vasco recebe o Vila Nova na primeira chance de acesso à Série A

Contagem regressiva, expectativa, ansiedade. Não faltam palavras para descrever o momento que vive o torcedor vascaíno. A melhor delas, na verdade, tem a ver com contas. É isso que os cruz-maltinos vão fazer na noite desta terça-feira na esperança de comemorarem o esperado retorno para a elite do futebol brasileiro. A primeira meta é vencer o Vila Nova, às 21h50 (de Brasília), em São Januário. Depois, ainda será preciso torcer por uma combinação de resultados envolvendo Ceará, Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí.

Na primeira oportunidade matemática de garantir o acesso, o técnico Joel Santana pediu a ajuda da torcida. E abriu mão do mistério. Precisando da vitória, o treinador armou um time com três atacantes: Maxi Rodriguez, Rafael Silva e Kleber. Os substitutos dos suspensos Diego Renan e Aranda também foram escolhidos: Lorran e Fabrício, respectivamente.

O clima no Vila Nova, por sua vez, é de velório. Já rebaixado, a equipe tentará pelo menos encerrar a Série B de forma digna. Mas antes mesmo do fim da competição, a diretoria deve começar a desmontar o elenco, que está com mais de três meses de salários atrasados. O zagueiro João Paulo foi o primeiro e se desligou na última segunda. Sem muitas opções, o técnico Wladimir Araújo leva o que tem de melhor para São Januário e espera que o time goiano consiga surpreender o Vasco assim como fez no primeiro turno, quando venceu por 2 a 1, em Brasília.

Antônio Denival de Morais, do Paraná, apita o jogo. Ele será auxiliado por Bruno Boschilia e Luiz Roggenbaum. O Premiere e o PFC HD mostram para todo Brasil. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h30 (de Brasília).

Escalações

Vasco: Joel abriu mão do mistério e praticamente confirmou a escalação na última segunda. O técnico deu fim ao esquema com três zagueiros e optou por um time mais ofensivo com a entrada do atacante Rafael Silva no lugar do zagueiro Anderson Salles. Lorran e Fabrício entram nas vagas de Diego Renan e Aranda, respectivamente, ambos suspensos. O time deve ir a campo com Martin Silva, Carlos César, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Fabrício e Douglas; Maxi Rodriguez, Rafael Silva e Kleber.

Vila Nova: Wladimir Araújo só faz uma mudança no time que perdeu para o Oeste e foi rebaixado na última sexta-feira. O volante Radamés, que estava suspenso pelo STJD, entra em campo após o Vila ter conseguido efeito suspensivo. Felipe Macena deixa o time titular. O Tigrão entra em campo com Cleber Alves; Wanderson, Gustavo, Gabriel e Christiano; Leonardo, Radamés, Léo Rodrigues, Nenê Bonilha e Paulinho; Dimba.

Quem está fora

Vasco: Pedro Ken e Douglas Silva, lesionados, não têm condições de jogo. Além deles, Diego Renan e Aranda estão suspensos.

Vila Nova: Arthur se recupera de lesão no joelho. Jeferson tem lesão no tornozelo e retorna só em 2015. O zagueiro Júlio César também está no departamento médico.

Pendurados

Vasco: Carlos César, Dakson, Diogo Silva, Guilherme Biteco, Guiñazu, Henrique, Kleber e Marlon.

Vila Nova: Arthur, Jeferson, Nenê Bonilha, Paulinho e Ítallo.

Fonte: ge