Vasco recebe lideranças comunitárias para projeto de preservação de memória
Na semana do Centenário da compra do terreno de São Januário, Vasco recebe lideranças comunitárias para projeto de preservação de memória. 🏟️💢
Hoje, 28 de março de 2025, comemoramos 100 anos da compra do terreno de São Januário. No contexto da celebração deste marco para a história da cidade do Rio de Janeiro, em especial para o bairro de São Cristóvão, o Clube recebeu lideranças das comunidades que compõem o território no qual está localizado o estádio do Gigante da Colina, expandido para além do bairro Vasco da Gama.
Na última quarta (26), o Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama recebeu as lideranças comunitárias do entorno de São Januário, para apresentar um projeto de preservação da memória dessas comunidades.
O Centro de Memória do Gigante da Colina, por meio de uma gestão participativa com as comunidades Arará, Barreira do Vasco, Café e Tuiuti, trabalhará na identificação, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial existentes em seu território, visando o reconhecimento e a valorização da memória coletiva das comunidades populares nas quais o Clube está inserido.
Nesse sentido, dentre outras ações que serão desenvolvidas, a agremiação vascaína busca atuar em conjunto com as comunidades para que o Centro de Memória sirva como referência no registro e divulgação das memórias da população que compõe o território vascaíno.
Pretende-se preservar fotografias, documentos, vídeos e áudios, criando coleções em nome de cada comunidade para registro e divulgação das memórias dos moradores e das instituições. O Clube criará coleções no Acervo Digital Vasco, disponível em historiavascaina.com.br.

