Futebol

Vasco quer vencer o Cruzeiro e voltar ao grupo da Libertadores

Sem vencer há quatro rodadas no Campeonato Brasileiro, o Vasco receberá neste domingo o Cruzeiro, às 18h10, em São Januário. Fora do G-4 da competição - clubes que se classificarão à Libertadores -, a equipe cruzmaltina tentará diante do adversário mineiro uma vitória para seguir lutando por uma vaga no torneio continental.

Para o duelo ante o time celeste, o técnico Celso Roth poderá contar com o retorno do volante Perdigão, destaque do time no Brasileiro e que está recuperado de dores na coxa direita. Já o meio-campista Conca, com um corte no tornozelo direito, segue como dúvida e pode ficar fora do confronto.

Na defesa, Roth não terá Julio Santos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, o treinador segue em dúvida entre manter o argentino Dudar, que teve péssima atuação diante do Lanús na última quarta-feira, ou se improvisa o lateral Rubens Júnior na função. Já no setor ofensivo, Marcelinho deve ser mantido ao lado de Leandro Amaral.

No Cruzeiro, o técnico Dorival Júnior ainda não definiu se mantém Emerson na zaga, ou se promove o retorno de Thiago Martinelli ao setor defensivo do time. Confirmado no ataque cruzeirense, o atacante Marcelo Moreno espera um adversário complicado pela frente.

\"Acho que vai ser uma partida muito difícil, pois o Vasco precisa dos pontos da mesma maneira que nós precisamos. Não vai existir cansaço e a gente vai tentar sair do Rio com uma vitória\", afirmou o centroavante.

Já o Cruzeiro, vice-líder do Brasileirão com 48 pontos - 12 a menos que o São Paulo-, vem de vitória no clássico local diante do Atlético-MG, na última rodada. Contudo, a equipe celeste não vence fora de casa há quase um mês, quando triunfou sobre o Corinthians no Pacaembu. Desde então, o clube empatou com o Paraná e foi derrotado por Juventude e Flamengo.

Neste domingo, o time terá pela frente um adversário com excelente aproveitamento dentro de casa. Isto porque o Vasco só foi derrotado uma vez em São Januário em toda a competição - para o São Paulo -. Consciente das dificuldades que sua equipe vai enfrentar, o treinador Dorival Júnior, no entanto, espera sair do Rio com os três pontos.

\"Vejo esta partida como um grande jogo e o Cruzeiro tem tudo para fazer uma grande participação. O Vasco tem sido realmente muito forte em seus domínios, mas estamos preparados para o duelo e queremos apagar a má impressão deixada nos últimos jogos fora de casa. A confiança é grande\", afirmou o técnico celeste.

O Vasco, sexto colocado com 40 pontos, dois a menos que o Botafogo, primeiro clube do G-4, tentará reencontrar o caminho das vitórias contra um adversário que não vence em São Januário há 11 anos. Desde 1996, quando goleou o clube cruzmaltino por 6 a 2, que o Cruzeiro não sai do palco vencedor de um duelo.

\"A vontade de vencer o Cruzeiro é grande. Nossa equipe vai jogar para cima, sem dar espaços e com o apoio dos nossos torcedores. Temos que voltar o mais rápido possível ao G-4 e esse é um jogo chave para nos reencontrarmos com as vitórias\", afirmou o atacante Leandro Amaral, artilheiro do time na temporada 2007 com 22 gols.

VASCO
Silvio Luiz; Jorge Luiz, Vilson e Dudar; Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca (Alan Kardec) e Rubens Júnior; Marcelinho e Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth

CRUZEIRO
Fábio; Mariano, Thiago Heleno, Thiago Martinelli e Fernandinho; Charles, Ramires, Wagner e Maicosuel; Roni e Marcelo Moreno
Técnico: Dorival Júnior

Data: 23/09/2007 (domingo)
Horário: 18h10
Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)

Fonte: UOL Esporte