Futebol

Vasco quer provar que vaga na Libertadores é possível não só no video-game

O Vasco tem 2% de chances de se classificar à Libertadores, o que muitos consideram uma probabilidade virtual, ou seja, algo quase impossível de acontecer. Porém, o time de São Januário quer provar que a vaga na competição sul-americana em 2011 está ao alcance das mãos, e não apenas numa brincadeira no videogame, passatempo preferido dos jogadores enquanto esperam para entrar em campo e brigar por uma vaga na vida real.

Com um time jovem, a grande diversão na concentração do Vasco são os jogos virtuais, principalmente quando o assunto é futebol.

Paizão da molecada de São Januário, o técnico PC Gusmão assiste de longe à toda a disputa virtual, e afirma que não liga para o que os números, na vida real, apontam.

– Não jogo vídeogame. Só assisto de longe mesmo (risos). Respeito os números, mas o futebol vem mostrando que eles podem ser quebrados e é isso que a gente vai buscar fazer na luta pela vaga – disse o treinador, que lembra uma arrancada de outro time carioca: – O Fluminense escapou do rebaixamento ano passado e pode ser usado como exemplo para fazer essa nossa vaga ser real.

Um dos líderes do time, Fernando Prass admite que, com o controle nas mãos, não demonstra a mesma desenvoltura do que quando está em campo, frente a frente com grandes atacantes. Mas o camisa 1 não quer saber de ninguém dizendo que a Libertadores do ano que vem não terá o Vasco: – Com as mãos, sou bom apenas em campo mesmo (risos). Mas a vaga é possível e estamos focados neste objetivo – garantiu.

Boa sequência mudou perspectivas

O otimismo de que a vaga na Libertadores de 2011 não fique apenas no virtual também se deve à boa sequência do time nas últimas cinco partidas. Com três vitórias e dois empates, os jogadores e o próprio técnico Paulo César Gusmão mudaram o discurso pessimista para voltarem a falar sobre a expectativa de terminar o Campeonato Brasileiro entre os primeiros da tabela.

Há algumas semanas, com seguidos empates e quebra da invencibilidade vascaína pós-Copa do Mundo, o time se distanciou dos primeiros colocados e as críticas ao trabalho de PC Gusmão pasA saram a ser constantes. Nesse período, a torcida já não apoiava como antes e os jogadores já não falavam mais sobre vaga na competição sul-americana.

Agora, com as vitórias sobre Santos, Goiás e Corinthians, além dos empates com Atlético-PR e Grêmio, a perspectiva já mudou novamente. E, para a boa sequência ser mantida, o treinador convoca a torcida vascaína.

– Tenho certeza de que os vascaínos vão até em maior número ao Serra Dourada. O momento é diferente. Estamos em melhor situação na tabela. Sei que o torcedor vai estar presente – disse PC.

Craques do game de fora

Por conta de lesões, dois craques nomundo virtual e peças importantes para o time de PC Gusmão na vida real não poderão estar em campo contra o Atlético-GO: Fagner e Nilton. O lateral-direito se recupera de um incômodo no músculo da coxa direita e será poupado. Já o volante só retornará em 2011, devido a uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, após choque na partida contra o Guarani.

Porém, enquanto se tratam, os excompanheiros de quarto nas concentrações vascaínas aprimoram as técnicas no videogame.

Fagner revela que Nilton começou a jogar videogame por influência dele e elege o camisa 5 como um dos melhores jogadores do futebol virtual no elenco vascaíno: – No videogame, é sempre uma briga boa com o Nilton. Eu sempre jogava no quarto durante as concentrações e ele, inclusive, começou a jogar por minha causa. Agora, sempre fazemos jogos disputados, outros não são tão bons (risos). Com nosso assessor de imprensa, o Vinícius, os jogos também são bem disputados.

\"Se há 2%, é porque a chance não é nula\"

Tristão Garcia

Não é impossível. Se existem 2% de chance, é porque ela não é nula. O Fluminense passou por algo bem parecido ano passado para se livrar do rebaixamento.

O Vasco tem atualmente 41 pontos e pode chegar aos 68 no fim do Brasileiro. Matematicamente, o time que fizer 64 pontos classifica-se para a Libertadores.

Não dá para jogar a toalha neste momento. Lógico, não será fácil.

Para se classificar, o Vasco teria de vencer oito dos próximos nove jogos que terá pela frente, ou seja, uma campanha de campeão e mais um pouco.

A boa notícia é que o Corinthians, que hoje tem a terceira vaga para a competição sul-americana, vem caindo de produção e pode ser a chance dos times que estão mais embaixo na tabela.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance