Futebol

Vasco quer deixar para trás aproveitamento de 28% fora de casa

Após terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com apenas duas vitórias fora de casa, o Vasco busca a partir de hoje, contra o Sport, às 18h10, um bom início em domínios rivais, neste returno, visando alcançar o líder São Paulo.

Quem acompanhou as últimas semanas na Colina, percebeu que a palavra título tem se tornado mais recorrente do que Libertadores, que já é uma realidade no clube, dada a evolução e regularidade apresentadas. Entretanto, o técnico Celso Roth e seus comandados sabem que a igualdade entre os clubes na competição implica uma constante melhora em busca do equilíbrio perseguido pelo treinador.

E para que isso ocorra, é necessário deixar para trás a inexpressiva marca de 28% de aproveitamento em jogos longe de São Januário registrados no primeiro turno. Pois tanto o principal rival, o São Paulo, quanto o Cruzeiro, tem campanhas muito melhores fora de casa do que o Cruzmaltino: 70% e 58%, respectivamente. Mas, no jogo de hoje, o torcedor vascaíno tem algumas razões para acreditar na arrancada de sua equipe.

Jogando na Ilha do Retiro, o Vasco só perdeu uma vez para o Sport na história dos Brasileiros. E isso aconteceu há 12 anos - em 1995. De lá para cá, foram três partidas, com uma vitória e dois empates. O retrospecto, considerando todos os jogos, é ainda melhor: em nove jogos, cinco vitórias cruzmaltinas, três empates e apenas aquele isolado revés.

Trinta dias invicto

Além disso, a equipe dirigida por Celso Roth vem de bons resultados mesmo fora de casa, inclusive pela Copa Sul-Americana, quando bateu o Atlético-PR por 4 a 2. Para comprovar o bom momento, o Vasco completou, ontem, um mês sem derrota.

No Sport, o “Leão de Pernambuco”, o técnico poderá contar novamente com o apoiador Adriano Gabiru - que marcou o gol do título mundial do Inter -, o zagueiro Gustavo e o atacante Da Silva, que voltam de contusão.

Sport x Vasco

Sport
Magrão, César, Durval, Igor e Diogo; Júnior Maranhão, Éverton, Romerito e Adriano Gabiru; Carlinhos Bala e Da Silva.
Técnico: Geninho

Vasco
Sílvio Luiz, Jorge Luís, Júlio Santos e Vilson (Roberto Lopes); Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca e Rubens Júnior; Leandro Amaral e Abuda
Técnico: Celso Roth


Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Hora: 18h10
Árbitro: Washington Alves de Souza (AM)
Auxiliares: Gilbert Ferreira da Costa (AM) e Luís Cláudio Rodrigues (AM)
Observador: Cid Bezerra Cavalcanti (PE)

Fonte: Jornal dos Sports