Futebol

Vasco quebrou vários recordes de público

O espetáculo foi de empolgar a qualquer um. Com 79.636 pessoas (76.211 pagantes) no Maracanã na vitória de 4 a 0 sobre o Ipatinga, no sábado, a torcida do Vasco quebrou quatro recordes este ano, o mais importante deles, o de público nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. A marca fez com que até o comedido vice de futebol, José Hamilton Mandarino, extravasasse. Antes da entrevista coletiva, o dirigente pediu a atenção de todos e gritou:

- São Januário é aqui!

Depois, o dirigente explicou que a intenção do clube é a de disputar todos os jogos a serem realizados sexta-feira à noite e sábado à tarde no Maracanã. Segundo ele, os problemas de trânsito enfrentados nos jogos de sexta fazem com que exista também a necessidade de transferência no dia em que não é muito comum a ida aos estádios.

O técnico Dorival Júnior, por sua vez, voltou a destacar a importância de o Vasco atuar no mesmo local onde realiza boa parte de seus treinamentos. Diplomático, ele evitou a polêmica e disse deixar a decisão para as próximas rodadas nas mãos da diretoria:

- Continuo com a opinião de que, tecnicamente, é melhor atuarmos em São Januário. Os jogadores também pensam assim. Mas o Maracanã é o maior palco do mundo, quem não gosta de jogar aqui?

A CBF ratificou oficialmente e a partida contra o Ceará, sexta-feira que vem, será realizada no Maracanã. No acordo feito entre Vasco e Ferj, havia sido acertada a realização de pelo menos cinco jogos no estádio para que o Vasco pague R$ 13,4 mil, valor menor do que o pago por Flamengo e Fluminense.

Alheio a isso, Carlos Alberto só quis saber de agradecer à torcida:

- Já esperávamos este público. A sensação que tivemos quando subimos ao gramado foi a de retribuir o carinho. Essa vitória vai para a torcida, que sacrifica muita coisa por nós.

Confira os recordes quebrados pelo Vasco no sábado:

Maior público das divisões

O Vasco bateu o Flamengo na Série A (68.217 pagantes em Flamengo x Atlético-PR), Ceará na B (27.629 pagantes em Ceará x Vasco), Caxias na C (24.816 em Caxias x Guaratinguetá) e Santa Cruz na D (45.007 em Santa Cruz x Central)

Maior de toda a Série B

Em 2007, Atlético-MG x América-RN contou com 74.694 pagantes. Vale lembrar que o recorde passou a contar em 2006, desde os pontos corrido

Maior do Vasco no ano

Vasco x Corinthians, pela Copa do Brasil, contou com 68.299 pagantes.

Maior de um “não-clássico” no Brasil este ano

Na final da Taça Guanabara, Botafogo x Resende teve 75.350 pagantes.

Fonte: Lancenet!