Futebol

Vasco pula para 14 pontos na tabela do Brasileirão

O time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que era considerado um dos grandes favoritos ao título nacional, entrou na partida frente ao Vasco, nesta quarta-feira, em São Januário, praticamente na zona do rebaixamento, com a obrigação da vitória. Mas não o que aconteceu. A equipe comandada por Celso Roth, após três derrotas consecutivas, finalmente chegou à vitória, e por goleada. Com dois gols de Darío Conca, além de Wagner Diniz e Ernane, o Vasco fez 4 x 0 e colocou a equipe da Vila Belmiro em crise.

O técnico Celso Roth teve inúmeros problemas para formar a equipe, já que além dos machucados Romário e Morais, o comandante vascaíno não poderia contar com os zagueiros Dudar e Júlio Santos, suspensos na última rodada. Já o Peixe, além de Kleber, na Seleção Brasileira, teve os desfalques de Domingos, suspenso, além de Maldonado e Pedrinho, lesionados.

A primeira etapa da partida foi fraca, com muitos passes errados. Os times se preocupavam mais em não levar do que em fazer gols. Porém, na primeira oportunidade que teve, não desperdiçou e abriu o marcador. Aos 21 minutos, o argentino Darío Conca recebeu a bola dentro da área e, de canhota, mandou um petardo para o fundo das redes defendidas por Fábio Costa.

Quatro minutos depois, o Santos teve a sua melhor oportunidade de empate na primeira etapa. Em cobrança de falta, longe da área, o meia Rodrigo Tabata mandou uma bomba no ângulo, mas Silvio Luiz realizou um milagre para salvar a equipe vascaína.

Para o segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu “sacudir” sua equipe que, segundo ele, estava apática em campo. Além da mudança realizada ainda no primeiro tempo, quando tirou Marcelo para a entrada de Vitor Júnior, o treinador realizou suas duas últimas alterações. Tirou os atacantes Wesley e Moraes para as entradas de Jonas e Marcos Aurélio.

A partida continuou com um nível técnico muito abaixo do esperado, mas o argentino continuava fazendo a diferença. Aos 17 minutos, de novo com o pé esquerdo, Conca mandou uma bomba para uma boa defesa de Fábio Costa. Oito minutos depois, aos 25, mais uma vez Darío Conca pegou uma bola limpa, na entrada da área e, mais uma vez soltou um petardo em cima do arqueiro do Santos, que falhou e deu ao Vasco seu segundo gol. O segundo de Conca.

Quando o “caixão” já parecia fechado para a equipe santista, o Vasco chegou ao seu terceiro gol. Aos 37 minutos, em um contra-ataque “mortal”, Ernane colocou o lateral Wagner Diniz cara a cara com o goleiro Fábio Costa. Diniz só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

O time comandado por Celso Roth conseguiu ainda chegar ao seu quarto gol, aos 42 minutos, com um lindo passe de Júnior e gol de Ernane. O gol concretizou a vitória vascaína, que chegou a 14 pontos na competição. O Santos permaneceu com apenas oito, próximo da zona do rebaixamento.


VASCO 4 X 0 SANTOS

Vasco
Silvio Luiz; Vilson (Júnior), Jorge Luiz, Rubens Junior e Wagner Diniz; Roberto Lopes (Thiaguinho), Amaral, Rafael (Ernane) e Dario Conca; Guilherme e Leandro Amaral.
Técnico: Celso Roth

Santos
Fábio Costa; Alessandro, Avalos, Adaílton e Marcelo (Vitor Júnior); Rodrigo Souto, Adriano, Dionísio e Rodrigo Tabata; Moraes (Jonas) e Wesley (Marcos Aurélio).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Data: 04/07/07 (quarta-feira)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Claudemir Maffessoni (SC) e Fernando Lopes (SC)
Cartões amarelos: Rubens Junior e Júnior (Vasco); Marcelo e Dionísio (Santos)
Gols: Darío Conca (21’/1ºT); Darío Conca (25’/2ºT), Wagner Diniz (37’/2ºT) e Ernane (42’/2ºT).

Fonte: Placar