Clube

Vasco prepara 'mini reformulação' do elenco após eliminação do Carioca

Desde o início da temporada, o Vasco tratou o Campeonato Carioca como a oportunidade para observar qualidades e fraquezas do elenco em função do que há de principal em 2023: a disputa do Campeonato Brasileiro. A eliminação na semifinal do estadual para o Flamengo e a queda na segunda fase da Copa do Brasil deram ao cruz-maltino, além da frustração, quase um mês para realizar uma mini reformulação do elenco.

  • O que você precisa saber sobre os próximos passos do futebol do Vasco:
  • Diretoria está atrás de reforços, entre quatro e cinco jogadores;
  • Também haverá a saída de nomes do elenco, que deve ser enxuto;
  • Mudanças vão acontecer em duas etapas, em abril e julho;
  • Vinda de medalhão é praticamente descartada

Chegadas

A diretoria continua no mercado atrás de reforços. O técnico Maurício Barbieri afirmou, depois da derrota para o Flamengo, que as conversas com o diretor de futebol Paulo Bracks tiveram prosseguimento, sobre a necessidade de trazer novos jogadores para o elenco.

- Temos conversado sobre a montagem do elenco, nunca escondemos que ele não está fechado. Temos mais alguns dias para conversar. Se tivermos a chance de trazer algum jogador que possa nos ajudar, vamos trazer - afirmou Barbieri.

Serão contratados até cinco jogadores, com algumas posições sendo prioritárias. O Vasco busca um primeiro volante - Rodrigo agradou, mas não é o nome favorito de Maurício Barbieri para a disputa do Campeonato Brasileiro. Andrey Santos já foi escalado na posição, mas seu período no cruz-maltino será curto. Daqui a três meses, estará se apresentando ao Chelsea.

O Vasco está atrás também de um lateral-esquerdo, um meia de criação - a tendência é que Nenê não tenha o contrato renovado -, um atacante que jogue preferencialmente aberto pelo lado esquerdo e mais um centroavante para fazer sombra a Pedro Raul.

Saídas

Paralelamente, o Vasco trabalha para enxugar o elenco, tanto para abrir espaço para a chegada desses reforços, quanto para manter a qualidade do trabalho da comissão técnica no restante do ano - o Cruz-maltino terá apenas mais o Brasileiro pela frente em 2023, sem ter assim a necessidade de manter um grupo muito numeroso.

Nada menos que 43 jogadores entraram em campo pelo time profissional do Vasco este ano, número que foi inflado pelo fato de que o time sub-20 atuou nas duas primeiras partidas da equipe no Carioca. Muitos desses jogadores seguirão numa rotina de jogos pelo sub-20 e algumas sessões de treinos entre os profissionais, como parte do período de transição.

Diretoria e comissão técnica ainda definem quais jogadores serão colocados à disposição do mercado. O volante Zé Gabriel e o lateral-esquerdo Edimar não são prioridades da comissão técnica. Se o cruz-maltino encontrar clubes interessados nos dois, podem ser negociados.

Jogadores que já estouraram a idade de sub-20 podem ser emprestados para ganhar minutos em campo em outras equipes, casos do zagueiro Ulisses e do atacante Vinícius.

Nenê tem chances pequenas de permanecer no Vasco. O técnico Maurício Barbieri já deu sinais de que aprova a assinatura de um novo contrato com o veterano jogador somente se ele aceitar ter poucos minutos em campo, algo que já aconteceu na reta final do Carioca. Uma definição para o caso de sair ao longo da semana.

Reformulação em duas etapas

O Vasco trabalha com dois prazos distintos. O primeiro é curto, se encerra no próximo dia 4. É quando a janela de transferências de começo de ano se fecha no Brasil. Jogadores contratados até esse período serão capazes de já começar a disputa do Brasileiro pelo Vasco - o time estreia na competição no fim de semana do dia 15 de abril, contra o Atlético-MG.

Depois disso, a janela reabre no dia 3 de julho, quando o Vasco poderá observar com mais atenção o mercado europeu. Será quando saídas para clubes do Velho Continente poderão acontecer - a de Andrey Santos para o Chelsea já está certa. A essa altura, o Brasileiro estará se aproximando do fim da primeira metade.

Sem medalhões no radar

Não está nos planos do Vasco a contratação de um jogador de maior nome. A SAF evita ser incisiva a respeito da possibilidade de fazer um investimento maior por um reforço que chegue com a banca de referência técnica, mas internamente prioriza o mapeamento de jogadores que se enquadrem na realidade salarial do cruz-maltino e que possam gerar o melhor custo-benefício ao departamento de futebol.

Entre as 13 contratações feitas até o momento, os dois jogadores mais velhos contratados foram Léo Jardim e Jair, ambos com 28 anos. Apesar da cobrança da torcida por nomes mais badalados - o atacante Paulinho, que foi para o Atlético-MG, é um exemplo -, a SAF está determinada em manter a lógica que vem da matriz da 777 Partners, de otimização dos gastos.

 

Fonte: Agência O Globo