Futebol

Vasco precisa de vitória para classificação direta

A Taça Guanabara chega a sua última rodada neste fim de semana. Em cada clube, um cenário particular. O Flamengo já está classificado. Fluminense, Vasco e Botafogo lutam pela classificação. Madureira e Boavista são os pequenos ainda no páreo. Para os demais, mesmo sem chances de avançar à fase final do primeiro turno do Carioca, a rodada também é importante para contar pontos para a classificação geral, seja para uma classificação para a Série D do Brasileirão ou para se afastar de vez da zona de rebaixamento.

O GLOBOESPORTE.COM mostra a situação das duas chaves, os torneios paralelos e a classificação geral, que ao fim dos dois turnos vai apontar os rebaixados para a Série B do Carioca em 2014.

Grupo A

No Grupo A, nenhum clube tem a classificação assegurada. No entanto, o Botafogo tem a melhor situação e precisa apenas de um empate para ficar com a vaga. O Glorioso está com 14 pontos e só fica fora da semifinal caso perca seu jogo contra o Boavista e se Vasco, que tem 13 pontos, e Madureira, com 11, vençam os seus jogos. Ainda assim, o Tricolor Suburbano, que em caso de vitória subiria para os mesmos 14 pontos e ficaria também com quatro vitórias, ainda precisaria tirar uma diferença de nove gols de saldo para limar o Botafogo da fase final da Taça Guanabara.

Para o Vasco, uma vitória simples garante a classificação. No caso de empate, basta que o Madureira não vença. Já o Tricolor Suburbano precisa de uma vitória e de um tropeço do Vasco. Caso o Gigante da Colina perca o seu jogo, basta ao Madureira vencer a sua partida para garantir a vaga. Caso o Vasco empate, o Madureira precisa vencer e ainda tirar cinco gols de diferença no saldo.

Grupo B

No Grupo B, o Flamengo já garantiu a vaga e a primeira posição da chave. Brigam pela segunda vaga o Fluminense e o Boavista. Com 15 pontos, ao Tricolor basta uma vitória para assegurar a classificação. Em caso de empate do Fluminense e uma vitória do Boavista, que tem 13 pontos, é o Verdão de Bacaxá que se classifica, pois igualaria o número de pontos, mas ficaria com uma vitória a mais que o Flu.

Classificação geral

A classificação geral é o somatório de pontos da Taça Guanabara e Taça Rio. Por isso, mesmo quem não tem mais chances de se classificar para a fase final do primeiro turno precisa pontuar. Vale lembrar que os dois últimos colocados ao fim do campeonato serão rebaixados para a Série B do Carioca.

Neste momento, Olaria, com três pontos, e Nova Iguaçu, com 4, ambos do Grupo A, ocupam as últimas colocações na classificação geral. Imediatamente acima aparecem Quissamã e Duque de Caxias, ambos com cinco pontos ganhos.

Torneio Super Clássicos e Torneio Extra

Este ano, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) optou pelo encerramento dos chamados \"torneios de consolação\", que reuniam os terceiros e quartos colocados dos grupos. No regulamento desta temporada, foram criados dois torneios adicionais, ambos pautados no somatório de pontos dos dois turnos.

O Torneio Super Clássicos envolve apenas os quatro grandes, e só são computados os pontos das partidas entre eles. O Flamengo, com seis pontos, lidera a classificação e já garantiu o título. Resta apenas um clássico para cada equipe, e os demais concorrentes têm no máximo dois pontos até o momento.

Já o Torneio Extra engloba todos os demais clubes e somente as partidas entre eles. Até a penúltima rodada da Taça Guanabara, o Boavista lidera a minicompetição com 13 pontos. Logo depois, vem o Audax Rio, com 11, e o Madureira, com 10.

Fonte: ge