Futebol

Vasco poderá ter até 50 dias a mais para trabalhar seu jogo nesta temporada

A conta básica dá uma boa noção do quanto o Vasco pode transformar o limão que é ter apenas o Brasileiro pela frente em uma refrescante limonada. Desta quarta-feira até a última sessão de treinos no futebol nacional, às vésperas da rodada final da Série A, o cruz-maltino poderá ter até 50 dias a mais para trabalhar seu jogo.

O cálculo leva em consideração as 38 partidas que o cruz-maltino tem pela frente, por estar envolvido apenas na disputa do Brasileiro, e as 76 que equipes como Flamengo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG e Athletico podem fazer até o fim da temporada, caso consigam chegar às finais da Copa do Brasil e da competição sul-americana na qual estão envolvidos.

Foram considerados os 248 dias entre hoje e a última sessão de treinos, dia 2 de dezembro, e o fato de que cada partida significa dois dias sem o treinador poder aprimorar a parte tática do elenco como um todo — quem joga não treina no dia da partida e nem no seguinte, quando faz regenerativo.

Esse tempo maior disponível do Vasco pode fazer a diferença especialmente enquanto 14 dos 19 adversários na Série A estiverem envolvidos com a fase de grupos da Libertadores ou da Sul-Americana. Isso vai acontecer, no mínimo, até a 12ª rodada do Brasileiro.

O plano de Maurício Barbieri para os dias de treino a mais do que os rivais é aprimorar o estilo de jogo que ele tenta implementar desde que foi contratado, baseado em muita intensidade na criação das jogadas ofensivas. Ele também usará o período para aumentar o repertório de ataque — muitas vezes o time se viu dependente dos cruzamentos na direção do atacante Pedro Raul.

—Esse período de treinos está sendo muito importante para conhecer mais o trabalho do Maurício Barbieri, entrosar mais o grupo. Com isso, a chance de vitória será maior — afirmou o lateral-esquerdo Lucas Piton à Vasco TV.

O time estreará no Campeonato Brasileiro apenas no fim de semana dos dias 15 e 16, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Enquanto o cruz-maltino estará apenas treinando e disputando amistosos — o primeiro confirmado será na sexta-feira, diante do Athletic (MG), em São Januário —, o Galo terá realizado as duas partidas da final do Estadual contra o América-MG, a estreia na Libertadores e o confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O tempo ainda servirá para o Vasco recuperar a autoestima de Pedro Raul, que terminou o Carioca perseguido pela torcida, e o lado físico de Orellano. Terça-feira, o argentino treinou entre os titulares no lugar de Gabriel Pec, com dores.

Fonte: Agência O Globo