Futebol

Vasco pode participar de torneio nos EUA

A criação de um torneio amistoso fora do Brasil no período da Copa do Mundo deste ano, projeto trabalhado pelo G4 paulista (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) em parceria com a agência de marketing esportivo Traffic desde o início da temporada, está bem perto de naufragar. Ainda não houve um acerto financeiro com as equipes, e uma reunião nesta sexta-feira estabelecerá um parecer definitivo sobre a competição.

O principal problema até o momento é que o torneio não tem formato definido. Por conta disso, não existe uma estimativa de quantos jogos cada uma das equipes faria nos Estados Unidos, o que dificulta uma definição do quanto elas receberiam pela participação.

Além dos quatro participantes do G4, o torneio nos Estados Unidos contaria com um time do Rio de Janeiro (o Flamengo é o favorito da organização, mas existe uma chance de ser o Vasco). Também foi feito um convite ao Boca Juniors, único clube que já deu resposta positiva sobre a competição.

A ideia da Traffic é realizar o torneio amistoso em Miami. O G4 já trabalha com um plano B para o período da Copa do Mundo, que seria um campeonato no Brasil, com os quatro paulistas, provavelmente em outra região do país.

\"Os clubes receberam bastantes ofertas para o período da Copa do Mundo, mas ainda não existe aquela cultura de trabalhar a internacionalização das marcas. Jogar lá fora seria importante para tornar as equipes mais conhecidas, sem visar o dinheiro. Mas também não adianta jogar de graça\", disse José Carlos Peres, coordenador-geral do G4.

A definição sobre o torneio amistoso com os participantes do G4 deve acontecer até esta sexta-feira. Caso o grupo opte por jogar um campeonato sem sair do Brasil, o Corinthians já avisou que tentará viagens individuais. Excursões no período da Copa do Mundo são uma grande aposta da equipe do Parque São Jorge para faturar neste ano, sobretudo em função das presenças de Ronaldo e Roberto Carlos no elenco.

Fonte: Máquina do Esporte