Futebol

Vasco pode escrever mais um capítulo de sua história no Maraca

O Vasco tem tudo para conquistar o título da Série B nesta sexta-feira à noite, no Maracanã. Inicialmente marcado para São Januário, o jogo foi transferido para o Maior do Mundo, em função da segurança e do apelo da partida. Com isso o Cruzmaltino tem a chance de escrever mais um capítulo importante na história do clube no estádio.

Confira alguns desses momentos:

1950 - Pioneiro
Logo no primeiro Campeonato Carioca da história do Maracanã, o Vasco faturou o título. A conquista veio após uma vitória por 2 a 1 sobre o América. Ademir Menezes, artilheiro da Copa de 1950 pela Seleção Brasileira, foi o herói vascaíno com dois gols.

1974 - Campeão Brasileiro
Com Roberto Dinamite & Cia, o Vasco derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 na decisão e faturou o seu primeiro Brasileiro. Jorginho Carvoeiro fez o gol do título no Maracanã. Apoiado em sua campanha, o clube mineiro alega que o jogo deveria ter sido em Minas.

1980 - Show de Dinamite
No jogo que marcou a volta de Roberto Dinamite ao Vasco, depois de passagem pelo Barcelona, o atual presidente só não fez chover no Maracanã. Ele marcou os cinco gols da vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians pelo Brasileiro.

1988 - Cocada neles
Ao derrotar o Flamengo no primeiro jogo da final por 2 a 1, o Vasco jogava pelo empate no segundo confronto. A partida estava 0 a 0 aos 40 minutos do segundo tempo, quando entrou Cocada. No minuto seguinte, o lateral-direito fez o gol do título vascaíno.

1994 - Único tricampeonato
Campeão carioca de 1992 e 1993, o Vasco buscou o seu primeiro tricampeonato. E conseguiu. O herói da conquista foi o atacante Jardel, que marcou os dois gols na vitória sobre o Fluminense por 2 a 0. Ele só virou titular após a morte de Dener.

1997 - Sem gol, mas com a taça
Com a vantagem de dois empates, o Vasco tirou proveito do regulamento e ficou no 0 a 0 em ambos os jogos contra o Palmeiras. No segundo, no Maracanã, Carlos Germano foi o herói. No entanto, Edmundo foi o craque daquela conquista.

2000/01 - No Maraca, por acaso
Pelo Brasileiro de 2000, como houve confusão em São Januário, com queda de parte do alambrado, a final contra o São Caetano foi transferida para o Maracanã. Já em 2001, o Clube da Colina venceu por 3 a 1 e faturou o tetracampeonato brasileiro.

Fonte: Lancenet!