Futebol

Vasco pode encerrar jejum de 7 anos sem jogar a Libertadores

Caso derrote o Corinthians na grande final da Copa do Brasil, neste domingo (21), no Maracanã, o Vasco da Gama estará garantido na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Com a conquista da vaga, o cruz-maltino encerraria um jejum de 7 anos sem participar da principal competição sul-americana. 

A última vez que o Vasco disputou o torneio foi em 2018, quando apresentou um desempenho abaixo do esperado e terminou desclassificado ainda na fasa de grupos. 

A oportunidade de participar da Libertadores é algo raro na trajetória da equipe carioca no século. Além de 2018, o Vasco esteve presente em apenas duas ocasiões — jogou as edições de 2001 e 2012, quando em ambas chegou até as quartas de final. 

2018

O Vasco conseguiu a classificação para a Libertadores de 2018 depois de se classificar em 7º no Brasileirão de 2017. Porém, a equipe precisou disputar duas fases prévias do torneio para chegar a fase de grupos. 

No primeiro confronto, o time venceu fácil o Universidad Concepción-CHI. Contudo, penou para despachar o Jorge Wilstermann, da Bolívia. Apesar de conseguir uma goleada em casa, o cruz-maltino levou o troco na altitude e só garantiu a vaga nos pênaltis. 

Na fase seguinte, o Vasco caiu no grupo da morte — com Cruzeiro, Universidad de Chile e Racing, da Argentina. Durante a campanha, os cariocas não conseguiram vencer uma partida sequer em São Januário e ainda levaram uma goleada dos mineiros dentro de casa: 4 a 0. 

A única vitória veio na última rodada contra o Universidad de Chile, em Santiago, quando já não tinha chances de passar às oitavas de final da competição. O elenco tinha jogadores experientes como o goleiro Martin Silva e o meio campo Nenê. 

Após a desclassificação, a equipe suou para permanecer na Série A. Com a contratação de Maxi López, o Vasco reagiu, mas só se salvou na última rodada ficando em 16º colocado. 

Decisão de domingo

Em 2025, o Vasco está a um passo de voltar à Copa Libertadores. A equipe comandada por Fernando Diniz segurou o Corinthians no primeiro jogo da decisão, em Itaquera, na última quarta-feira, e agora vai decidir o título em casa. 

O jogo acontece amanhã (21), no Maracanã, às 18h (horário de Brasília). A expectativa é de casa cheia para incentivar o clube para a conquista do campeonato. Um vitória simples garante o troféu aos cruz-maltino e a tão sonhada vaga para o torneio sul-americano. 

Fonte: Portal IG