Vasco pode ceder Morais ao Werder Bremen para manter Carlos Alberto
Além de correr o risco de perder os jovens talentos na janela de transferência no meio do ano, alguns clubes brasileiros vão sofrer com outro tipo de perda quando o período de negociações com a Europa for iniciado. Fluminense, Flamengo, Vasco e Grêmio estão prestes a verem algumas das suas principais peças darem adeus ao futebol brasileiro, ou pelo menos um até breve.
Coincidência ou não, os quatro clubes já dão como certa a perda de seus respectivos craques. No Rio de Janeiro, o Fluminense ficará sem Thiago Neves, o Flamengo perderá Ibson e o Vasco não poderá contar mais com Carlos Alberto para o segundo semestre. No Grêmio, o meia Souza também não deve permanecer.
Depois de uma passagem frustrante pelo futebol alemão, Thiago Neves retornou ao Fluminense com prazo de validade. No dia 2 de julho, o contrato de empréstimo do camisa 10 tricolor se encerra e ele terá que se apresentar ao Al Hilal, da Arábia Saudita. O jogador demonstrou interesse em permanecer nas Laranjeiras, mas tanto ele como o empresário Léo Rabello não acreditam que os árabes vão ceder.
Na Gávea, o meia Ibson, peça fundamental do Flamengo, também não deverá jogar a temporada brasileira até o final. O empréstimo se encerra no dia 4 de julho e para ficar com o jogador o Flamengo precisaria recomprar seus direitos. O Porto não está disposto a renovar o empréstimo. O empresário de Ibson, Eduardo Uram, deixou transparecer que o camisa 7 deverá mesmo retornar ao clube português.
Se eu pudesse, ficava o resto da minha vida no Flamengo. Se dependesse de mim, eu não sairia. Tenho um carinho muito grande por todo mundo, declarou Ibson às vésperas da final do Estadual contra o Botafogo, vencido pelo Rubro-negro.
O Vasco é outro clube carioca que vive situação semelhante a dos rivais. Emprestado pelo Werder Bremen, da Alemanha, até 30 de junho, Carlos Alberto também pode ter que arrumar as malas e pegar um avião rumo ao Velho Continente. Mas nem ele, e nem o Vasco, pensam nesta possibilidade. Os dirigentes vascaínos negociarão com os alemães para prorrogar o contrato do meia até o final do ano, pelo menos. O Vasco pode ainda envolver o meia Morais, atualmente no Corinthians, mas que pertence ao clube, na negociação para ficar com o atual camisa 19.
No Rio Grande do Sul, o Grêmio sofre do mesmo mal. O meia Souza, emprestado pelo PSG, da França, tem contrato até o dia 10 de julho e pode ter que retornar para Europa também. O clube francês só aceita vender os direitos federativos e não mais prorrogar o empréstimo.
Ainda é cedo para lamentar as perdas, mas os clubes ainda batalham para conseguir manter seus jogadores por aqui e evitar que estes se juntem aos outros que, com certeza, seguirão para o exterior quando o período de transferência começar