Vasco perto de alcançar marca histórica
Fora o fato de a Série B ter nível bem inferior ao Brasileirão, embora alguns espinhos no caminho do Vasco tenham posto isso em dúvida, a campanha na temporada já é digna de aplausos. Se vencer o Juventude, neste sábado, apenas os números alcançados em 1988 vão ser melhores do que os de agora, considerando-se que a vitória vale três pontos.
E ainda é possível quebrar mais esse recorde. Basta derrotar todos os rivais até o fim da competição. Com Estadual e Copa do Brasil, o time dirigido por Dorival Júnior tem 71,7% de aproveitamento, contra 73,6% do pessoal liderado por Cocada, que fez o gol do bi carioca (confira quadro abaixo). A título de curiosidade, o Vasco foi o quinto no Brasileiro.
Para o treinador, são várias virtudes que fizeram com que todos os percalços fossem superados.
- Acima de tudo, vejo que o comprometimento dos atletas explica esse rendimento. A participação deles foi muito direta, e de todos, não só de 11 titulares. Conseguimos formar um grupo de verdade. Mantivemos a regularidade, apesar de desfalques e críticas - disse.
Mesmo sem saber se fica para 2010, Dorival projeta evolução, sobretudo pela reestruturação vista no clube. Por isso, sonhar com aproveitamento parecido nos próximos anos não é tão distante:
- Que a Série B tenha sido, sim, só um tropeço, mas também um passo atrás que possa significar um salto maior à frente. Num grande clube, como o Vasco, tudo precisa evoluir. Torço para que a instituição se torne ainda mais forte.
A curta experiência não impede que Souza tenha uma visão ampla do quadro e seja capaz de analisar.
- Aprendi que não importa como começa o ano, mas como termina. E eu já posso ser campeão brasileiro, não importa se é Serie B. Quem esteve aqui vai ficar marcado na História - reiterou.
Veja os anos de melhor aproveitamento do Vasco:
1977
O Vasco foi campeão carioca em cima do Flamengo em uma emocionante disputa por pênaltis e teve apenas uma derrota. No Brasileiro, foram apenas duas derrotas em 18 partidas, mas mesmo assim o time terminou a competição em 12º lugar.
1981
O Vasco foi vice-campeão carioca - perdeu para o Flamengo, em jogo marcado pela invasão do ladrilheiro. No Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino alcançou a quinta colocação.
1988
O Vasco conquistou o bicampeonato carioca com o inesquecível gol marcado por Cocada. Naquele ano, o time de São Januário terminou o Campeonato Brasileiro em quinto lugar, após queda nas quartas de final.
- SuperVasco