Vasco perdeu torcida em SP-Capital, diz estudo
Detalhamento da pesquisa:
Localidade: Cidade de São Paulo/SP
Instituto: Datafolha
Amostra: 1.081 entrevistas, entre 25 e 26 de junho de 2012
Margem de erro: 3 p.p
É com força total que retomamos a seção de maior sucesso do Blog Teoria dos Jogos: as pesquisas de torcida. E o fazemos em grande estilo, com um novíssimo trabalho elaborado pelo instituto Datafolha na cidade de São Paulo. Ainda que a mesma tenha ocorrido nos dias que antecederam à final da Libertadores, fica evidente o impacto exercido pela euforia corintiana, como veremos a seguir:
Como era de se esperar, deu Corinthians com larga margem: 37% das preferências paulistanas. Em seguida temos São Paulo (22%), Palmeiras (14%), Santos (6%) e Flamengo (1%). Mais do que inéditos 1% de cruzeirenses (algo que se pode atribuir a distorções dentro da margem de erro), chamou atenção quanto o campeão continental avançou sobre seus rivais, em comparação à última pesquisa do mesmo instituto:
Menos de um ano antes, o Corinthians havia marcado 33% na cidade. O Tricolor foi o único a se manter estável. De lá pra cá, o Palmeiras caiu dois pontos (de 16% para 14%), o Santos um (de 7% para 6%), o Flamengo caiu dois (de 3% para 1%) e o Vasco um (passando a registrar traço na estatística). Como contraponto, outros clubes saíram de 0% para 2% do total.
Ainda em termos históricos, verifica-se que o Corinthians varia entre 30% e 40% da capital paulista. O São Paulo flutua entre 18% e 24% tendo como ponto fora da curva os 31% marcados em 1993, ano do bi mundial. Prosseguindo, temos o Palmeiras historicamente entre 12% e 18%, Santos entre 5% e 7% e o Flamengo entre 1% e 3%.
Por sexo, idade, escolaridade e renda:
Curiosamente, o bando de loucos se caracteriza mais por um bando de loucAs: 38% das mulheres são corintianas, ante 36% dos homens. Isto não ocorre com nenhum outro clube, sendo que Santos e Flamengo tem o dobro de homens comparado a mulheres e o Palmeiras, 80% a mais.
Por faixa etária, a conquista de títulos solidifica o Corinthians como o clube da preferência juvenil. Nada menos que 47% dos entrevistados de 16 a 24 anos são da Fiel maior que a soma de São Paulo, Palmeiras, Santos e Flamengo. Os poucos jovens santistas (3%) evidenciam que o trabalho para o crescimento de sua torcida é muito mais árduo do que imaginam os quadros da Vila Belmiro.
Por escolaridade, nota-se que são paulinos dão um salto quando se avança nos anos de estudo, saindo de 15% para 25% dos que possuem ensino superior. Por renda, o clube que denota maior aumento no poder de compra é o Palmeiras, representando 10% dos mais pobres e 20% dos mais ricos.
É cedo para mensurarmos quanto dos números corintianos são definitivos, pois torcedores com menor apego ao esporte se deixam influenciar pela catarse momentânea dos grandes campeões. Mas é também verdade que se existe um caminho a ser trilhado em busca do expressivo aumento de sua torcida, é exatamente este que vem percorrendo o Sport Club Corinthians Paulista.
Um grande abraço e saudações!
Mais lidas
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas
- 0 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25)
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco
- 0 A trajetória de Felipe como treinador
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas
- 0 Gabriel Pec é a bola da vez na Major League Soccer
- 0 Fernando Diniz no Vasco em 2025? Garone comenta; vídeo
- 0 Lista de ex-jogadores do Vasco que também treinaram o clube
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte
- 0 Análise de Corinthians 3 x 1 Vasco pela 35ª rodada do Brasileirão