Futebol

Vasco perde para o Fluminense nos pênaltis e está fora do Carioca

O Fluminense mantém viva a esperança de decidir o Carioca contra o Flamengo para manter a supremacia de títulos estaduais com suas próprias forças. Neste sábado, no Maracanã, depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, o time do técnico Renato Gaúcho, nos pênaltis, venceu o Vasco por 5 a 4 e espera o vencedor do confronto entre Botafogo e Flamengo.

Como se fossem pugilistas antes de uma luta de boxe, os jogadores do Fluminense e do Vasco se reuniram no centro de campo para escutar as orientações do árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, que deixou claro a proibição da Dança do Créu e da provocação ao adversário.

Com a bola rolando, Washington tinha o apoio de Thiago Neves e Conca. Já o polivalente Cícero fechava os espaços no meio-de-campo. No Vasco, os três zagueiros batiam cabeça e agradeciam ao goleiro Tiago por fazer milagres dentro da área. Foram dois seguidos aos cinco minutos.

O Fluminense, que chegava com mais perigo e tinha mais posse de bola, passou a se preocupar com os contra-ataques do adversário. Com toques rápidos e jogadas bem trabalhadas, o time cruzmaltino, sempre pela direita, passou a envolver a zaga adversária. Muito equilíbrio e muita disputa de ambos os lados.

E o que acontecia dentro de campo se refletia do lado de fora. Nervosos, Renato Gaúcho e Antônio Lopes gritavam da área técnica na tentativa de corrigir os defeitos de suas equipes. No fim do primeiro tempo o clássico continuava indefinido.

Diferentemente do início do jogo, o Vasco voltou muito mais ligado para a etapa final e quase abriu o placar logo aos dois minutos com Edmundo. Acuado, o Fluminense não conseguia sair para o ataque e chamou o adversário para o seu campo. Erro fatal. Aos 13 minutos, a estrela de Jean, que entrou no intervalo, brilhou. O jogador, ex-Fluminense, aproveitou rebote de Fernando Henrique para abrir o placar.

O Vasco, porém, nem teve tempo para comemorar. Se com a bola rolando não estava dando certo, o Fluminense chegou ao empate em uma jogada de bola parada. Aos 17, Thiago Neves cobrou falta na área adversária. Após muita confusão, Thiago Silva aproveitou e chutou de esquerda para deixar tudo igual.

Valendo vaga para a final da Taça Rio, nenhum dos dois times queria se expor o suficiente, mas não desistiam do ataque. Com o apito final do árbitro, Fluminense e Vasco foram decidir a sorte nas cobranças de pênalti.

Pablo foi o único a desperdiçar e o Fluminense passou para a final, que será disputada no domingo que vem.

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 1 (5) X (4) 1 VASCO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 12/4/2008 - 18h30min (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Marcos Aurélio Pessanha (RJ)

Renda/público: R$ 862.720,50 / 46.625 pagantes
Cartões amarelos: Washington, Conca, Cícero (FLU); Alan Kardec, Eduardo Luiz, Vílson (VAS)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Jean, 13\"/2ºT (0-1); Thiago Silva, 17\"/1ºT (1-1)
PÊNALTIS CONVERTIDOS: Conca, Thiago Neves, Washington, Cícero, Gabriel (FLU); Morais, Tiago, Souza, Wagner Diniz (VAS)
PÊNALTIS PERDIDOS: (FLU); Pablo (VAS)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington.
Técnico: Renato Gaúcho.

VASCO: Tiago, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Vílson, Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bomfim (Souza, 19\"/2ºT), Morais e Pablo; Edmundo (Alex Teixeira, 41\"/2ºT) e Alan Kardec (Jean, intervalo). Técnico: Antônio Lopes.

Fonte: SUPERVASCO.COM