Futebol

Vasco perde disputa e Cruzeiro acerta com Rafinha (foto)

O Cruzeiro apresentou na manhã desta sexta-feira o meia Rafinha, destaque do São Bernardo na Copa São Paulo de Juniores. Após cerca de 15 dias de negociação, o vice-presidente de futebol celeste, Zezé Perrela, fechou com o dirigente paulista Edgar Montemór Fernandes a compra de 50% dos direitos econômicos do jogador de 18 anos por valor não revelado.

O vice-presidente celeste disse que o sigilo no negócio tem como objetivo não prejudicar transações futuras. \"Não vamos apresentar valores porque não queremos criar um patamar para contratação de jogadores juniores. Não queremos criar um preço\", explicou.

Rafinha assinou contrato de cinco anos com o Cruzeiro e de início se juntará ao time de juniores. \"O Rafinha tem toda condição de jogar no Cruzeiro. Primeiramente ele vai viajar para a França com o time júnior para uma competição e vai ser aproveitado dentro da programação que o Paulo Autuori traçou para os juniores do Cruzeiro\", disse o dirigente.

Rafinha foi o artilheiro e eleito o melhor jogador da Copa São Paulo, com nove gols marcados. Vestindo a camisa 10, o meia marcou duas vezes na derrota por 5 x 4 para o Cruzeiro, na semifinal da Copa São Paulo.

Como foi destaque da Copa São Paulo, o meia foi apresentado como reforço com entrevista coletiva na Toca da Raposa II e se confessou nervoso. \"Para mim foi muito importante essa Copa São Paulo que disputei pelo São Bernardo e vir para o Cruzeiro é um orgulho muito grande. Vou te falar que não conseguir nem dormir depois que fechamos o contrato\", contou.

A boa participação na Copa São Paulo atraiu o interesse de investidores estrangeiros, mas Rafinha não pensou duas vezes ao optar pelo Cruzeiro. \"Todo mundo sabe que o Cruzeiro é um grande equipe, está entre as melhores do Brasil, se não for a melhor. Estou só começando e não penso em ir para fora no momento, quero mostrar meu futebol aqui\", observou.

A negociação com o São Bernardo foi mais abrangente e poderá se estender em uma parceria. Além de Rafinha, Zezé Perrella acertou a contratação em definitivo do volante Luís Ricardo e encaminhou o empréstimo de um ano do meia Danielzinho e do atacante Chuck.

A contratação desses jogadores é parte da política de captação de jovens atletas com potencial para vestir a camisa celeste e que já rendeu frutos nos últimos anos, como o lateral-direito Maicon, o zagueiro Luisão, contratados no final da década de 1990 ainda como juniores.

Na segunda-feira, o Clube já havia anunciado a contratação de dois jovens jogadores do Bahia. O Cruzeiro pagou R$ 600 mil por 50% dos direitos econômicos do atacante Anselmo Ramon, de 18 anos, que se destacou na Copa São Paulo, e do meia Rafael Bastos, de 22 anos. Ambos disputarão a temporada 2007 pelo time baiano e se apresentarão na Toca da Raposa em 2008.



Fonte: Site Oficial do Cruzeiro