Futebol

Vasco passa facilmente pelo ABC e é vice-líder: 3 x 0

O Vasco entrou em campo em clima de festa nesta sexta-feira - estreia do novo uniforme com o logo da Eletrobrás -, diante de um bom público em São Januário, recebeu um presente logo no início da partida e derrotou sem sustos um dos lanternas da Série B do Campeonato Brasileiro, o ABC-RN, por 3 a 0.

Com o triunfo na 12ª rodada da competição, o Gigante da Colina voltou ao G4 - o time foi a 23 pontos e pulou da quinta para a segunda colocação. Já a equipe potiguar segue em má situação: estacionada na zona de rebaixamento, está com sete pontos e acumulou sua nona derrota.

PRIMEIRO TEMPO

O Vasco entrou em campo de roupa nova, embalado por duas vitórias seguidas e logo no primeiro minuto, resolveu a situação - ou melhor, teve a sua situação resolvida. Paulo Sérgio lançou Souza na grande área. O zagueiro Ben-Hur e o goleiro Tiago, ambos do ABC, anteciparam-se, mas se enrolaram e a bola sobrou para o vascaíno, que marcou.

O time cruzmaltino, como era esperado, controlou o primeiro tempo, mas pouco ameaçou a meta adversária. Já a equipe visitante mudou do 3-6-1 para o 4-5-1 antes dos 20 minutos, mas mostrou toda a sua fragilidade - sob marcação forte, pouco saiu da defesa, atacante apenas em bolas paradas.

SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final, o Vasco mudou duas peças ofensivas - saíram Alex Teixeira e Magno, entraram Enrico e Adriano - e foi para cima. E logo aos cinco minutos, o atacante Adriano, em sua estreia com a camisa cruzmaltina, fez boa jogada pela esquerda e, na grande área, chutou forte para ampliar vantagem sobre o ABC-RN.

Os mais de 17 mil vascaínos presentes na noite desta sexta-feira em São Januário, o maior público do clube na Série B, viram sua equipe tocar tranquilamente a bola esperando o fim do confronto. O time potiguar, por sua vez, não conseguiu se encontrar em campo para buscar qualquer reação, ainda mais após ficar com um a menos.

Aos 36 minutos, Elton ainda encontrou espaço para, de cabeça, após cobrança de falta de Paulo Sérgio, marcar seu quarto gol em três jogos na Segunda Divisão - o seu quinto na competição (é o artilheiro vascaíno na disputa).

PRÓXIMO JOGO

O Vasco, após três jogos em uma semana, volta a campo agora no dia 25 de julho, sábado, às 16h10, para enfrentar o Bahia, em Salvador (BA). Já o ABC-RN, que passou pela mesma maratona, recebe um dia antes, às 21h, o Guarani, em Natal (RN).

FICHA TÉCNICA:
VASCO 3 X 0 ABC-RN


Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 17/7/2009 - 21h
Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)
Auxiliares: Marcos Antonio Moreira Collodetti (ES) e Jose Ricardo Maciel Linhares (ES)
Renda/público: R$ 172.920,00 / 17.360 presentes
Cartões amarelos: Bosco, Rogério, Sandro, Alex Oliveira e Erandir (ABC); Elton, Amaral e Philippe Coutinho (VAS)
Cartão vermelho: Rogério, 9\"/2°T (ABC)

GOLS: Souza, 1\"/2°T (1-0); Adriano, 5\"/2°T (2-0); Elton, 36\"/2°T (3-0)

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Souza (Philippe Coutinho, 22\"/2°T) e Alex Teixeira (Enrico, intervalo); Magno (Adriano, intervalo) e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

ABC-RN: Tiago Cardoso, Fabiano, Ben-Hur (Audálio, 16\"/1ºT) e Leonardo; Bosco, Rogério, Erandir, Marquinhos (Chiquinho, 25\"/2°T), Alex Oliveira e Sandro; Ivan (Fábio Saci, 28\"/2°T). Técnico: Flávio Lopes.

Fonte: Lancenet!