Vasco ou Barcelona? Joel Santana diz qual foi a maior virada
A épica classificação do Barcelona sobre o Paris Saint-Germain nesta quarta-feira pela Liga dos Campeões da Europa sacudiu o mundo e virou manchete em todos os jornais. Para muitos, a vitória incomum dos catalães por 6 a 1 foi a maior virada da história. No Brasil, porém, há quem conteste e cite a incrível vitória do Vasco por 4 a 3 sobre o Palmeiras na final da Copa Mercosul de 2000.
Treinador cruzmaltino na ocasião, o folclórico Joel Santana enumerou alguns argumentos para embasar a sua tese e defender sua façanha. Entre os principais, o fato de ser uma final de campeonato e dos vascaínos estarem atuando fora de casa.
"O futebol é gostoso por conta desses acontecimentos, mas na minha opinião, a virada do Vasco foi mais decisiva pois foi o epílogo do filme. Era numa final de campeonato, valia a taça, tínhamos 45 minutos para fazermos quatro gols com um a menos em campo. Além disso, estávamos na casa do adversário. O do Barcelona valia uma classificação e foi em casa, mas mesmo assim também entrou para a história", avaliou ao UOL Esporte.
A final da Copa Mercosul de 2000 foi disputada em três partidas. Na primeira, o Vasco venceu por 2 a 0 em São Januário. Na segunda, em São Paulo, o Cruzmaltino foi derrotado por 2 a 0. Na terceira e decisiva partida, também na capital paulista, o Palmeiras tinha a vantagem do empate.
O primeiro tempo daquele duelo acabou em 3 a 0 e muitos palmeirenses já comemoravam o título. No segundo, mesmo com a expulsão do zagueiro vascaíno Júnior Baiano, brilhou a estrela de Juninho Paulista - e, principalmente, Romário, que marcou três, sendo o último, aos 48 min, o do caneco.
O jogo entre Barcelona e PSG foi válido pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Fonte: UOL EsporteMais lidas
- 3 O possível motivo do Vasco ter começado a falar em reestruturação financeira TOP
- 0 Vasco se aproxima de desfecho feliz com Vegetti, mas ainda há incógnita TOP
- 0 Final da Libertadores faz Brasileiro virar G7 e, dependendo, um G9; tabela TOP
- 1 Familiares por perto alegra Payet, que se reúne com a diretoria do Vasco TOP
- 0 Vasco vive dias de tensão fora dos gramados TOP
- 0 Próximos 4 jogos tem um 'peso enorme' e Paiva identifica pontos a ajustar TOP
- 2 Nicola: 'Textor insiste em Rayan' TOP
- 0 Boletim financeiro mostra quanto o Vasco teve de lucro contra o Bahia TOP
- 0 Vasco retorna aos treinos e ainda sente falta dos jogadores lesionados TOP
- 1 CFO do Vasco: 'A gente precisa ter consciência da gravidade da situação' TOP