Vasco, o último campeão brasileiro e da Libertadores em seguida
Teoricamente, iniciar a Copa Libertadores da América com a credencial de campeão brasileiro é um fator de intimidação. Mas, na prática, não é bem assim. O fiasco do Fluminense, eliminado nesta quarta-feira, após perder para o Libertad, do Paraguai, por 3 a 0 (sendo que, no Engenhão, ganhou por 3 a 1) é mais regra do que exceção.
Apenas em cinco oportunidades (levando em consideração as Taças Brasil e os Torneios Roberto Gomes Pedrosa) o feito de conquistar o Brasil e, no ano seguinte, a América foi atingido.
O histórico Santos de Pelé foi o pioneiro no quesito. E, de quebra, conseguiu dois bicampeonatos consecutivos nas duas competições: campeão brasileiro em 1961 e 1962 e da Libertadores em 1962 e 1963.
Depois disso, demorou a outro clube verde-amarelo repetir o Peixe. Coube a outro gênio do futebol tupiniquim fazer jus ao rótulo de campeão nacional: Zico. O Flamengo - que contava também com Rondinelli, Andrade, Paulo César Carpegiani, Tita e Nunes - foi o soberano do país em 1980 e, na temporada posterior, levantou o troféu da Libertadores.
Após outro intervalo considerável, o São Paulo de Raí, voltou a protagonizar a dobradinha: título nacional em 1991 e continental no ano sucessivo.
Por fim, a última vez que o título brasileiro intimidou os estrangeiros foi no final da década de 1990. O Vasco da Gama, contando com a inspiração de Edmundo, engoliu todos no Nacional de 1997 e não teve para ninguém na edição da Libertadores de 1998.
Agradecemos ao nosso colaborador Walteony Andrade Porcino, do site Vasco News pelo envio da matéria.
Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site. Fonte: ESPN Brasil
Mais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 0 Respeito! Felipe comandou o treino mesmo após o falecimento do seu irmão TOP
- 2 RTI: Desentendimento com Vegetti minou o trabalho de Rafael Paiva TOP