Futebol

Vasco nunca perdeu decisão de Brasileiro para uma equipe paulista

O título do Campeonato Brasileiro, ao que tudo indica, ficará nas mãos ou do Corinthians ou do Vasco da Gama. Com 61 pontos, os líderes buscam o pentacampeonato do mais importante torneio do país. Se o \"Timão\" se apega a sequência de jogos teoricamente mais fácil do que a do rival, o \"Gigante da Colina\" se apega ao seu histórico em decisões contra equipes de São Paulo.

Isso porque três dos quatro títulos cruzmaltinos foram conquistados em cima de equipes paulistas. Em 1989, com gol de Sorato, a equipe de São Januário derrotou o São Paulo, em pleno Morumbi, e conquistou o seu segundo título nacional. Oito anos depois, no ano em que Edmundo só não fez chover, o cruzmaltino superou o Palmeiras e alcançou sua terceira conquista em Brasleiros. Já a última foi conquistada no ano de 2000, quando liderado por Romário, o Gigante da Colina derrotou o São Caetano no Maracanã e se sagrou tetracampeão brasileiro.

Se não bastasse todo esse retrospecto no torneio nacional, a última grande conquista do Vasco internacionalmente também foi conquistada em cima de uma equipe paulista. Em 2000, também liderado por Romário, o \"Machão da Gama\" foi até o Palestra Itália e superou o Palmeiras num jogo espetacular, onde todos conheceram o verdadeiro time da virada.

Finais do Vasco em Brasileiros

1974- Vasco 2 x 1 Cruzeiro(Vasco Campeão)
1979- Internacional 2 x 1 Vasco
1984- Fluminense 1 x 0 Vasco
1989- São Paulo 0 x 1 Vasco (Vasco Campeão)
1997- Vasco 0 x 0 Palmeiras (Vasco Campeão)
2000- Vasco 3 x 1 São Caetano (Vasco Campeão)

Por: Carlos Gregório Júnior (@CarlosGregJr)

Fonte: -